23 março 2016

Lisboa representa metade do valor das casas vendidas


A área metropolitana de Lisboa foi responsável por 46% do valor das transacções de imóveis realizadas no ano passado, a nível nacional. Trata-se da percentagem mais elevada desde, pelo menos, 2009. Foram vendidos imóveis no valor de 12,5 mil milhões de euros em todo o ano passado, a nível nacional.


Deste valor, quase metade foi referente a casas na área metropolitana de Lisboa, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este é mesmo o peso mais elevado desde que estes dados começaram a ser recolhidos no início de 2009.


O último ano foi marcado por um maior dinamismo no mercado da habitação. Foram vendidos mais de 107 mil imóveis a nível nacional, o que representa o valor mais elevado em cinco anos. Além disso, as casas vendidas têm valores mais elevados. 

Estas transacções superaram os 12 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 30% face ao ano anterior, revelam os dados do INE.

A área metropolitana de Lisboa tem sido um dos motores deste maior dinamismo nas transacções de imóveis e representou 46% do valor das casas vendidas, no ano passado. Um peso que tem vindo a crescer nos últimos anos. No final de 2012, esta região representava menos de 40% do valor nacional.

Olhando para o número de casas vendidas, das mais de 107 mil a nível nacional, 32,9% estavam na área metropolitana de Lisboa. Um peso que tem vindo também a crescer e que é revelador de que têm sido vendidos mais imóveis a preços mais elevados na região da capital. A recuperação dos preços é, aliás, uma tendência nacional. 

O índice de preços da habitação subiu 3,1%, no ano passado, atingindo o valor mais elevado desde o terceiro trimestre de 2011, já depois da chegada da troika.

Mais casas usadas

As casas usadas continuam a ser as mais vendidas. Em cada 100 transacções realizadas, no ano passado, 80 eram de imóveis existentes. Isso significa que as habitações novas têm um peso de 20% no total de operações. Esta é a percentagem mais baixa desde que o INE começou a recolher estes dados no início de 2009. Nesse ano, aliás, as casas novas chegaram a representar mais de um terço de todos os imóveis vendidos, a nível nacional.


Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.