12 junho 2016

Edifício dos CTT vai dar lugar a megaresidência de estudantes


Temprano Capital vai reconverter imóvel no centro de Lisboa em alojamento para estudantes, com mais de 300 estúdios. Este é o 2º investimento do fundo em Portugal. O antigo edifício dos CTT, um imóvel de grande dimensão situado no número 79 da Rua do Conde Redondo, em pleno centro de Lisboa (a 5 minutos da Avenida da Liberdade, a mais cara do país), vai ser transformado numa residência de estudantes com capacidade para 330 estúdios.


A aquisição foi feita pela Temprano Capital-Partners, empresa europeia de investimento e gestão de ativos (centrada em oportunidades na Península Ibérica), que se aliou numa joint-venture com a Carey European Student Housing Fund, dos americanos da W.P. Carey.


Encerrado há mais de seis anos, o imóvel com 10.900 m2 datado da década de 60 aguarda licenciamento para avançar para obras de remodelação. Mas a expetativa é que em pouco mais de um ano já esteja operacional. "Vamos fazer uma reconversão total do espaço e se tudo correr dentro do previsto esperamos ter tudo funcional em setembro de 2017, no início do ano letivo", avançou James Preston, diretor-executivo da Temprano. Este é o segundo investimento da sociedade gestora em Portugal, depois de terem adquirido o Focus Park, retail park em Gaia, há pouco mais de quatro meses.

Lembrando que "há cada vez mais estudantes de todo o mundo a procurar as cidades portuguesas para estudar sem que consigam encontrar muita oferta em condições", o responsável referiu que a Temprano está a procurar ativamente mais imóveis para reconverter em alojamento para estudantes não só em Lisboa, mas também no Porto e Coimbra.

Os critérios serão os mesmos dos que foram aplicados no imóvel do Conde Redondo: "Não é fácil encontrar um imóvel desta dimensão, pois não há muitos devolutos, mas é isto que procuramos: edifícios com escala, acesso aos transportes públicos e centralidade. Como este em que os estudantes podem, em poucos minutos a pé,estar na Rotunda do Marquês".

Investir em Portugal é, neste momento, uma prioridade para a Temprano, depois dos últimos dois anos ter apostado fortemente em Espanha. Em 2014, por exemplo, a empresa comprou ao Fundo Sierra (um fundo paneuropeu no qual a Sonae Sierra participa com 50,1%) e ao fundo Retail Property Fund Ibérica (da CBRE Global Investors) o centro comercial La Farga (em Hospitalet de Llobregat, Barcelona).

"Mas Portugal é agora o nosso foco. Sentimos que aquilo que está a acontecer aqui não é cíclico, é uma mudança estrutural. Há procura, há oportunidades e há condições, neste momento, para investir em Portugal e, por isso, vamos continuar por cá. Somos fãs de Portugal", remata James Preston. A Temprano tem entre 100 a 200 milhões de euros para investir de norte a sul do país nos próximos 24 meses, referiu ainda o responsável, acrescentando que a prospeção de mercado incide em ativos de retalho, residenciais (para estudantes) e de escritórios.

Fonte: Expresso

1 comentário:

Obrigado pelo seu comentário.