22 junho 2016

Montepio marca assembleia para vender activos imobiliários


O banco liderado por Félix Morgado vai vender a sociedade gestora de fundos de investimento imobiliário, de forma a reduzir o risco da exposição ao sector. O Montepio convocou uma assembleia geral extraordinária para o dia 6 de Julho. Na ordem de trabalhos está a aquisição das posições detidas pela associação mutualista na Silvip – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário, e também no Fundo de Valores e Investimentos Prediais – VIP.

A intenção é vender posteriormente ambas as posições, “em conjunto com um lote relevante de unidades de participação do mesmo Fundo, actualmente detidas pela Caixa Económica Montepio Geral”, refere o banco em comunicado enviado ao regulador do mercado.

O Montepio vai pagar um total de 3,4 milhões de euros por ambas as posições detidas pela associação mutualista e estabelece como preço mínimo de alienação um valor equivalente ao referido preço de aquisição.

O banco liderado por Félix Morgado nota que “o Plano Estratégico da Caixa Económica Montepio Geral e respectivo ‘Funding and Capital Plan’ assumem como orientação estratégica para a sustentabilidade a desalavancagem dos activos de natureza imobiliária”. A venda destes activos insere-se portanto “num conjunto de acções conducentes à prossecução do propósito estratégico de redução do risco à exposição imobiliária”.

Para a mesma AG estão ainda marcadas as eleições de Francisco Fonseca da Silva para o Comité de Remunerações, e de Manuel Ramos Lopes e José Mota Andrade, ex-deputado do PS, para o Conselho Geral e de Supervisão.

O Montepio obteve prejuízos de 19,8 milhões de euros no primeiro trimestre, depois de ter fechado 2015 com um resultado negativo de 234 milhões de euros. Félix Morgado assumiu a presidência da Caixa Económica em Agosto de 2015, substituindo Tomás Correia que transitou para a presidência da associação mutualista.

Fonte: Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.