08 julho 2016

MARKICLASS: ao seu lado nos momentos importantes


Marco Ribeiro, Responsável pela Gestão Geral e Investimentos da Markiclass, revela a experiência com investidores estrangeiros que a empresa de mediação angariou ao longo dos 12 anos de existência. A empresa conta hoje com duas lojas de Mediação Imobiliária, ambas dotadas de instalações altamente orientadas para as novas tecnologias.


Começa por explicar que 2015 foi um ano muito bom para o setor mas que em 2016 o investimento tem sido «tímido» e que por isso o arrendamento tem ganho terreno face à compra/venda de imóveis.

“Apesar se sermos uma empresa com um público-alvo definido como médio-alto, neste momento já dispomos de um serviço de arrendamento temporário. Decidimos apostar nesse segmento fazendo a gestão de alguns imóveis arrendados, nomeadamente, para férias porque sabemos que devemos acompanhar o mercado e com a certeza de que há muitos clientes que visitam Portugal, arrendam um imóvel e que acabam por decidir investir num imóvel”, revela.

A identidade do mercado
O gestor classifica o mercado como sendo flexível apesar de instável. “A nossa estratégia empresarial anual existe mas é mensalmente que vamos definindo objetivos. O investimento estrangeiro será o motor do setor imobiliário português, é a partir dele que vão ser criados mecanismos para que o setor funcione na sua plenitude, uma vez que, neste momento, e infelizmente, a nossa economia interna não permite essa concretização”. Marco Ribeiro aplaude a atividade turística do país e declara-a como suporte essencial à economia. “O turismo é nossa mais-valia porque normalmente quem visita Portugal gosta do que vê”.

A escolha de quem investe 
Quanto ao tipo de imóveis que os investidores estrangeiros preferem, o gestor garante que é o lugar que os conquista. Não querem ficar isolados e por isso procuram zonas residenciais ou zonas mais históricas. No entanto existe uma percentagem mínima que opta por escolher um lugar mais distante e que, ao mesmo tempo, seja próximo do centro da cidade.
Quanto ao facto de existir muita fluidez no mercado mundial e que por isso os mercados mais «populares» como Londres ou Frankfurt estejam a ficar saturados, Marco Ribeiro prefere não ver Portugal como uma segunda escolha dos investidores e ressalva que Portugal tem qualidades que levam cada vez mais cidadãos estrangeiros a investir no país. Qualidades essas como o clima, a estabilidade política e a segurança que Portugal transmite à Europa e ao mundo.
“A Europa vê Portugal como um país tranquilo e quem vem visitar o país fica rendido ao que conhece. Portugal tem, além de muitos pontos de interesse, a capacidade de acolher quem escolher ficar”, afirma Marco Ribeiro.

2016 Um ano de ascensão tímida e de perceção de tendências
Marco Ribeiro conta que 2016 começou com muita dinâmica de mercado mas que depois houve um declínio, por outro lado, confirma que já se nota alguma ascensão. “Este ano estamos a realizar muito trabalho de 2015. Temos de perceber o que os cidadãos estrangeiros procuram. Cada vez mais isso é o importante. Traçámos um perfil com base no que vendemos em 2015 no entanto as tendências estão sempre a mudar”.

Autorização de Residência para a Atividade de Investimento
Quem quer investir em Portugal já vem informado de toda a burocracia necessária para a concretização do negócio e a Markiclass acompanha o cliente de forma a encaminhá-lo da melhor forma para o seu objetivo. “Os clientes já têm conhecimento. No site dispomos de uma brochura que explica os requisitos e as benesses para a obtenção do «visto gold». Temos uma sociedade de advogados que garante a segurança e o acompanhamento legítimo. Nós reencaminhamos os clientes para o processo. O importante é que o cliente fique satisfeito”, explica Marco Ribeiro.

Fonte: Revista Pontos de Vista, ed. 56 de Junho de 2016

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.