08 julho 2016

ALGARMED: “Vendemos casas de pessoas a pessoas"


Maria Conceição Dias é o rosto da Algarmed, uma empresa imobiliária presente no mercado desde 2007. Com sede em Albufeira e uma filial em Cascais, a Algarmed atua em todo o território nacional com um leque diverso de imóveis, nomeadamente, herdades, hóteis, quintas, moradias, apartamentos...

Definindo-se como uma imobiliária séria e moderna, a Algarmed, no acompanhamento das novas tecnologias, criou uma página para que os clientes possam visitar os seus imóveis o mais comodamente possível. Privilegiando as zonas de Albufeira, Silves, Portimão, Vilamoura, Vale do Lobo, Quinta do Lago, Lisboa e Cascais. Tem também imóveis espalhados por todo o país.


A Algarmed acompanha os seus clientes nos mais pequenos detalhes, dispondo de parceiros de confiança (advogados, fiscalistas, construtores) para que o seu cliente faça uma compra com toda a confiança e comodidade. “Deseja vender um imóvel? Deixe o seu imóvel connosco, garantimos a maior discrição na divulgação e comercialização do mesmo, respeitamos o vendedor! Procura um imóvel? Deixe-nos o seu pedido, que nós tratamos de fazer a seleção de imóveis à sua medida”, respeitamos o comprador! “é o que pode encontrar quem procura a Algarmed.

Com o lema “vendemos casas de pessoas a pessoas”, o foco da Algarmed, para se distinguir das inúmeras empresas que fazem do mercado um mercado extremamente exigente e competitivo, tem sido a sua orientação personalizada para o cliente quer seja vendedor ou comprador.

2008 é considerado o ano em que a crise se instaurou em Portugal afetando bastante o setor imobiliário. Tendo a Algarmed apenas um ano de existência conseguiu contornar esta questão e manter-se uma empresa fiel aos seus princípios de seriedade e modernidade atingindo o prestígio pelo qual é hoje conhecida. “Fiz um esforço enorme para ultrapassar a crise que afetou o setor imobiliário. Em 2008 a Algarmed tinha só um ano de existência, portanto ainda estava a estruturar-se e a dar os primeiros passos, apesar de eu já estar no ramo há alguns anos, não sendo assim um setor desconhecido, Tive de tomar algumas medidas para reduzir o máximo de custos possível”, começa por explicar Maria Conceição Dias.

Em 2010 havia uma saída: focar-se no mercado estrangeiro e abrir novos horizontes para além do mercado português, inglês e irlandês, o mercado forte antes da crise. “Tentei chegar ao mercado alemão, holandês, luxemburguês e outros… Foi a saída que permitiu a algarmed crescer e permanecer até hoje”, refere a mediadora.

Mais tarde, em 2011, surge a oportunidade de a Algarmed estabelecer uma parceria (em exclusivo) com um portal luxemburguês www.imatico.lu com uma visualização significativa um pouco por todo o mundo (em 2015 tivemos 3.4 Milhões de paginas visitadas) chegando, assim, a mais clientes, abrindo portas para outros mercados, nomeadamente de investidores, e em 2013 já estou através da www.imatico.lu a trabalhar em força o mercado francês que é ainda hoje bastante forte. “Criei uma estrutura sólida a nível de línguas, pelo que agora tenho uma equipa constituída por colaboradores que falam e escrevem fluentemente cada uma das línguas dos clientes estrangeiros que nos procuram. “Recebemos sempre os nossos clientes estrangeiros na sua língua materna, desde o Francês ao Holandês ou Luxemburguês etc.”, avança Maria Conceição Dias.

Um país para investir

A partir de 2014 começou-se a sentir um crescimento de investimento no imobiliário no país. Para a mediadora, Portugal tem excelentes condições para atrair clientes estrangeiros. “Somos um país tranquilo, um país com condições climatéricas fantásticas, com uma gastronomia de excelência, com a arte do bem receber, (e estamos na europa) pelo que os estrangeiros se instalam e adaptam facilmente”, refere.

A verdade é que começam a surgir fatores que estão a reverter a sazonalidade que caracterizava o Algarve Com clientes a permanecerem durante o inverno pela obrigatoriedade de permanecerem mais de seis meses no nossos pais, provocando assim um consumo a nível de água, eletricidade, supermercados, restaurantes… Em épocas que eram mais mortas, a aposta no investimento estrangeiro tem sido a aposta da Algarmed. Com uma página destinada exclusivamente ao cliente estrangeiro, no seu portal www.Imatico.lu com informações relevantes para o seu bem-estar, nomeadamente sobre restaurantes, golf… Para Maria Conceição Dias estes clientes estrangeiros contribuem significativamente para a economia, superando a lacuna da sazonalidade. “Não se trata apenas de um cliente que compra um imóvel, trata-se de um cliente que permanece e consome, gera e contribui para a nossa economia”, refere a mediadora que considera Portugal um bom local para investir. “É um local mais barato para se viver do que em países como França, Inglaterra, Bélgica, Suíça. As pessoas que nos procuram acabam por perceber que cá conseguem ter um nível de vida mais elevado do que se permanecessem nos seus países além disso continuamos a ser um país muito acolhedor, tranquilo e seguro”, afirma.

Um negócio tranquilo

Sabendo de antemão a complexidade que envolve um negócio de compra ou venda de um imovel, a Algarmed aposta na promoção de “negócios tranquilos” com os seus clientes. “Sabemos que não é fácil chegar a um país estrangeiro onde não se conhece a língua, as leis e a cultura para se fazer uma compra, que muitas vezes é o sonho de uma vida. Pelo que o cliente tem toda a nossa atenção, sem pressão, dando-lhe espaço para refletir e sentir-se tranquilo no processo da compra do seu imóvel”, afirma Maria Conceição Dias.

Assim, a Algarmed dispõe, neste momento, de uma equipa com competências em sete línguas faladas e escritas fluentemente. “Tentamos fazer alguma diferença falando na língua do nosso cliente. A língua é o que faz a comunicação e a comunicação é o que dá segurança e tranquilidade às pessoas. Os nossos clientes merecem o máximo respeito. Acompanhamos sempre cada um dos nossos clientes nos pormenores, nas ansiedades e dúvidas. Indicando onde e como podem fazer a escolha do que precisam para se instalarem, desde um alarme para a sua habitação, ou a loja escolhida para mobilar a casa, a escolha de restaurantes, entre outros. Não é só entregar a chave. Continuamos em contacto permanente com os nossos clientes para qualquer questão ou situação que surja se eles assim o desejarem sem qualquer imposição da nossa parte”, explica a mediadora da Algarmed cuja prioridade é manter a qualidade da mediação imobiliária “de pessoas a pessoas” e garantir a satisfação dos seus clientes para que permaneçam com a Algarmed e nos recomendem.

Com o investimento estrangeiro em Portugal a ganhar especial relevo, a Algarmed está a apostar fortemente no desenvolvimento das relações interculturais. Assim, a imobiliária encontra-se neste momento em conjunto com alguns clientes a promover a formação de uma Associação Cultural, Luso Francófona (membros fundadores de língua portuguesa e francófona) para que os estrangeiros que escolheram viver em Portugal. Tudo isto em prol de uma troca de experiências culturais entre Portugal e os seus países de origem.

Fonte: Revista Pontos de Vista, edição 56 de junho de 2016

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.