02 agosto 2016

Costa Norte: Preço das casas nos principais destinos de férias sobem 3% a 12% no último ano


O preço das casas em concelhos de Caminha, Esposende e Cerveira já estão em recuperação desde 2013. A praia e a ligação a Mar continuam a impulsionar o turismo nesta zona, onde o património e a natureza também marcam pontos na captação de turistas. Alguns dos principais destinos de férias (especialmente balneares) na zona Litoral Norte já estão a apresentar uma recuperação no preço das casas, de acordo com dados cedidos pela Confidencial Imobiliário.


No 1º trimestre deste ano, concelhos como Caminha, Vila Nova de Cerveira e Esposende, que são polos de atração de turistas a Norte e destinos balneares de muitos portugueses que aí localizam as suas casas de férias, apresentaram um aumento no preço das casas que variou entre 3 e 12% quando comparados com igual período do ano passado. Caminha, que acolhe praias bem conhecidas como Vila Praia de Âncora ou Moledo, é o concelho onde os preços da habitação mais valorizaram no espaço de um ano (terminado no final do 1º trimestre de 2016), evidenciando uma subida de 11,4%. 

Os outros dois concelhos analisados apresentaram subidas homólogas no 1º trimestre em torno dos 4% (3,7% em Esposende e 3,5% em Cerveira), comprovando a tendência de recuperação que se tem vindo a fazer sentir desde 2013. De acordo com a mesma fonte, o preço das casas nestes três concelhos está já a subir desde meados daquele ano, quando tinham atingido o ponto mais baixo do mercado imobiliário residencial desde 2009.


Tal como se observou no comportamento homólogo dos preços no 1º trimestre deste ano, também em termos acumulados desde 2013, Caminha volta a ser o concelho onde as casas mais estão a valorizar, apresentando uma subida de 15,3% nos preços médios da habitação entre meados de 2013 e final do 1º trimestre de 2016. Novamente Esposende e Vila Nova de Cerveira voltam a estar praticamente no mesmo nível, com subidas acumuladas nos preços de entre 7,6% e 8,7% no mesmo período.

Praias e ligação ao mar são atrativo turístico

As praias e a relação com o mar continuam a ser uma fonte de atratividade turística para municípios como Caminha, Esposende ou Vila Nova de Cerveira. Destinos balneares de férias para muitos portugueses, estes concelhos viram, um ano mais, as suas praias distinguidas com Bandeira Azul (4 praias em Caminha e 4 em Esposende), que reconhece a qualidade ambiental e sustentabilidade de praias, marinas e porto de recreio. Além do lazer em contexto de praia, as tradições de ligação ao mar e rio são também uma aposta para atrair turismo. Com isso em vista, a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho criou (com verbas do último quadro comunitário, mas que irá prosseguir neste novo enquadramento de apoio europeu) a rede Aldeias do Mar, que envolve os municípios de Cerveira, Caminha, Viana do Castelo e Esposende, e mais recentemente Valençam, no total de 25 freguesias costeiras e estuarinas ao longo dos 51,5 km de costa litoral e dos 30 km de curso de rio de Valença a Caminha. 

O projeto pretende transformar núcleos piscatórios marítimos e ribeirinhos em polos de atratividade para o turismo e impulsionar a criação de novas atividades económicas, valorizando as tradições e identidade local associados ao mar e à pesca. Mas além do mar e da praia, a atratividade turística desta região costeira é também baseada na cultura – com diversas iniciativas promovidas pelas autarquias para atrair turistas nas áreas de gastronomia, desporto e tradições populares -, bem como turismo de natureza – com diversos parques naturais, incluindo o do Litoral Norte - e também nos roteiros de património, como é o exemplo do circuito de fortalezas que podem ser visitados na zona costeira.

Quanto aos indicadores turísticos, de entre os três concelhos, Cerveira é aquele que regista menor fluxo de turistas (dados do Instituto Nacional de Estatística referentes a 2013), com 18.601 hóspedes registados em 2013, seguindo-se Caminha (23.276 hóspedes) e Esposende (30.988 hóspedes), números que podem crescer tendo em conta a própria tendência de expansão que o turismo observa atualmente em toda a região de turismo do Norte. Os dados mais recentes libertados pela CCDR Norte no seu boletim de conjuntura para o 1º trimestre de 2016 dão conta de que o “turismo na Região Norte continua a atravessar um excelente momento, com os indicadores de atividade dos estabelecimentos hoteleiros a alcançarem no 1º trimestre de 2016 níveis de crescimento e taxas de ocupação nunca antes registados”, refere-se. Neste período, o número de hóspedes cresceu 18,2% na região face ao trimestre homólogo, o mais forte crescimento trimestral registado desde início de 2003 e bastante acima do aumento observado a nível nacional (12,8%).

Fonte: Público Imobiliário

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.