24 maio 2012

Investimento no mercado de retail deverá aumentar no segundo trimestre de 2012

O volume de investimento no mercado imobiliário de retail europeu registou um abrandamento durante o primeiro trimestre de 2012 (Q1 2012), tendo-se verificado poucas transações de grande dimensão. Contudo, de acordo com o mais recente estudo da consultora imobiliária global, CBRE “a confiança dos investidores mantém-se firme e os níveis de actividade deverão aumentar a partir do segundo trimestre de 2012.

Segundo dados avançados pela consultora o mercado de investimento no sector de retail na Europa totalizou 4,6 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2012, o que representa uma queda de 64% na actividade, quando comparado com o último trimestre de 2011 e menos de metade da média trimestral dos últimos dois anos, de 9,4 mil milhões de euros.




A CBRE divulga que a actividade abrandou em todas as regiões, trazendo a quota de retail do total de investimento imobiliário comercial na Europa para menos de 20%.

E embora a confiança dos investidores se mantenha firme na Alemanha, sublinha a consultora, os níveis de actividade do primeiro trimestre de 2012 caíram para 1,35 mil milhões de euros – “um valor consideravelmente abaixo da média trimestral dos últimos dois anos, de 2,4 mil milhões de euros”.

Em especial, salienta a mesma fonte, “o investimento no mercado da Europa Central e de Leste foi muito reduzido (pouco menos de 200 milhões de euros), apontando-se a falta de financiamento e de produto adequado como factores que contribuíram para o contido nível de transações”.

A CBRE revela ainda que “os bancos e outras entidades financeiras são fontes potenciais de produto novo”. A consultora explica que “face à contínua deterioração dos indicadores de confiança das instituições de crédito e às novas regulamentações bancárias, as entidades financeiras estão a tornar-se mais activas quanto às estratégias de desalavancagem. Há mais produto a entrar no mercado, na maioria dos casos através de vendas ‘incentivadas pelos bancos’, realizadas por quem requereu o financiamento originalmente. Esta situação gera oportunidades significativas para aceder a produtos, especialmente em relação a activos com valor acrescentado e mais secundários que oferecem um potencial de retorno mais elevado”.

John Welham, Director do Departamento de European Retail Investment da CBRE, comenta que “os números do primeiro trimestre mostram níveis mais baixos de actividade de investimento em toda a Europa, com uma queda do sector de retail abaixo dos 5 mil milhões de euros. Contudo, com a pressão para vender a aumentar para alguns grupos de investimento, a actividade de investimento no mercado de retail europeu deverá retomar a partir do segundo trimestre de 2012”.

A CBRE deu ainda a conhecer os resultados dos mais recentes inquéritos às intenções dos investidores realizados pela CBRE e pela INREV, onde sector de retail se apresenta como principal escolha de investimento para 2012, o que se deverá refletir nos níveis de actividade de investimento a partir do segundo trimestre de 2012, explica.

Iryna Pylypchuk, Associate Director do Departamento de Research da região EMEA da CBRE, refere que “ao contrário de 2011, assistimos a um começo de ano mais cauteloso, com poucas transações de grande volume em 2012 até ao momento. A falta de produto core, o mercado de financiamento restritivo e o persistente fosso entre as expectativas de compradores e vendedores quanto ao pricing dos activos secundários foram razões fundamentais por detrás dos fracos resultados do primeiro trimestre. No entanto, a confiança dos investidores quanto ao investimento imobiliário directo e ao sector de retail em particular mantém-se firme.

Fonte: Construir

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