O volume de emprego no sector da construção em Portugal teve uma queda homóloga de 15,2% em abril de 2012 e uma descida de 1,2% face ao mês anterior. Já o nível de atividade diminuiu em 16%.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no sector da construção, a diminuição do emprego foi acompanhada pela descida nos salários.
As remunerações efectivamente pagas tiveram, em abril último, uma queda homóloga de 18,2% e uma descida mensal de 1,1%, adianta o INE.
Os indicadores relativos à atividade no sector estão igualmente em queda. O índice de produção na construção apresentou uma variação homóloga de menos 16% em abril.
Este resultado, refere o INE, foi inferior em 3,2 pontos percentuais (p.p) à variação observada no período anterior.
A redução da atividade, em termos homólogos, neste período foi extensiva aos dois segmentos, construção de edifícios e engenharia civil.
No segmento da engenharia civil verificou-se uma diminuição de 16% (variação de -12,3% em março), o que representou um contributo de -8,7 p.p. para a variação total do índice.
O índice relativo à construção de edifícios apresentou uma taxa de variação homóloga de menos 15,9% (-13,5% no mês anterior) e contribuiu com menos 7,3 p.p. para a variação do índice agregado.
Fonte: Dinheiro Vivo
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.