06 junho 2012
Mais de cem candidaturas apresentadas ao Jessica Portugal
Mais de 100 candidaturas foram apresentadas aos três fundos de desenvolvimento urbano da iniciativa Jessica Portugal, que visa apoiar projetos de reabilitação urbana, anunciou hoje o ministério da Economia.
"Os três fundos de desenvolvimento urbano da iniciativa Jessica Portugal receberam, nos últimos meses, 113 projetos de reabilitação urbana e dinamização económica, num montante global de investimento que ascende a 611 milhões de euros", refere a tutela num comunicado hoje divulgado.
O Jessica (Joint European Support for Sustainable Investment in City Areas), lançado pela Comissão Europeia, Banco Europeu de Investimento e Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, visa apoiar os Estados membros no financiamento de projetos de reabilitação urbana.
Em Portugal, o Fundo Jessica disponibiliza 130 milhões de euros, tendo uma capacidade de investimento direto de 335 milhões de euros.
A nota hoje divulgada refere que das 113 candidaturas apresentadas, 73 são da região Norte, "num investimento que ascende a 421 milhões de euros", 24 da região de Lisboa, "um investimento próximo dos 115 milhões de euros".
A Fundação Eugénio de Almeida (FEA), de Évora, foi a primeira instituição em Portugal a beneficiar desta iniciativa europeia. Na quarta-feira será celebrado o segundo contrato de financiamento ao abrigo do Jessica Portugal, para a recuperação da Ala Nascente da Praça do Comércio, em Lisboa.
Os acordos são assinados pelas entidades gestoras dos projetos de regeneração: Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), os bancos Caixa Geral de Depósitos (CGD) e BPI e o Turismo de Portugal.
O BPI opera nas regiões Norte e Alentejo, a CGD/IHRU é o consórcio responsável nas regiões Centro e também pelo Programa Operacional de Valorização do Território (POVT) - Norte, Centro e Alentejo, enquanto o Turismo de Portugal opera nas regiões de Lisboa e Algarve.
Os 130 milhões de euros ficam à disposição de promotores e agentes ligados a áreas como transportes, energia, turismo, comércio e investigação.
Em 2008, a adoção do Jessica Portugal teve como co-signatários o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, o Ministério das Finanças e o Ministério da Economia e da Inovação.
Fonte: OJE
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.