Metro quadrado desvalorizou 81 euros num ano. Apartamentos caíram 9% e moradias 4,8% face aos valores de 2011.
"O valor das casas voltou a cair em julho, com o metro quadrado a valer 1033 euros. Trata-se de uma desvalorização de 81 euros, o que significa que as casas perderam 7,3% do seu valor em apenas um ano", escreve o Correio da Manhã na sua edição de hoje.
"É preciso recuar a 2001 para encontrar valores semelhantes para o metro quadrado de construção, que, na altura, valia 1035 euros, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE), a partir da avaliação bancária no âmbito da concessão do crédito à habitação", lê-se naquele diário, que cita o presidente da Associação Nacional de Proprietários, António Frias, dizendo este que "os valores ainda vão cair mais". Isto porque hoje, "perante um sector imobiliário mergulhado numa crise profunda, 'a Banca está a fazer uma tentativa desesperada de evitar a bancarrota, porque se vê empanturrada de imóveis que as pessoas devolveram por não terem condições de honrar os créditos'", diz ainda António Frias.
O Correio da Manhã cita ainda o relatório do INE para referir que "o valor médio da avaliação bancária dos apartamentos caiu 9% face ao registado em julho de 2011, enquanto no caso das moradias o valor sofreu uma queda de 4,8% nos últimos 12 meses. O Alentejo e os Açores são as regiões mais atingidas pela desvalorização".
Fonte: DN
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.