Segundo dados da consultora imobiliária Cushman & Wakefield (C&W), divulgados esta semana, para o próximos três anos estão previstos apenas oito centros, entre novos projetos e remodelações - a maior parte no Norte e no Sul. É o caso do The Style Outlet, no Algarve, do Dolce Vita Braga, já em obras (agora paradas) e do Évora Shopping que ficará concluído em outubro de 2013 - o único que está em obra.
De acordo com a diretora de estudos de mercado da C&W, Marta Costa, esta é a resposta dos promotores à maturidade do mercado e à crise. Os oito centros comerciais previstos entre 2012 e 2015 comparam com os mais de 30 shoppings que inauguraram entre 2007 e 2009, a uma média de dez por ano.
Agora, a aposta são remodelações ou mudanças na oferta e na imagem para atrair mais clientes. O desafio é mesmo conseguir manter os centros abertos. Com as vendas a descer, principalmente nas cidades secundárias, como Leiria, Évora ou Setúbal, as rendas estão a cair até 15%, relativamente a 2006 - quando se atingiu um máximo histórico, segundo a Cushman. O valor por m2 e mês já chega a 30 euros. Quando baixar a renda é uma impossibilidade, os gestores dos shoppings recorrem a alternativas como dar descontos temporários, diz o diretor-geral da C&W, Eric van Leuven.
Até 2015, estão previstos 221 mil m2 de projetos de centros comerciais. Portugal já tem 3,6 milhões de m2 de shoppings.
Fonte: Dinheiro Vivo
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