21 outubro 2012

Adeus aos contadores da luz


Cidades do Futuro - Os alicerces da cidade inteligente
A experiência com 30 mil clientes da EDP em Évora, que já não têm leituras de eletricidade, vai ser alargada a outras cidades.
Mais 100 mil clientes da EDP - residentes em Guimarães, Lamego, São João da Madeira, Batalha, Marinha Grande, Alcochete e as ilhas Barreira (Armona, Culatra e Farol), no Algarve - deverão passar em breve a ter os seus consumos de eletricidade medidos automaticamente. 



Os vulgares contadores serão substituídos pela edp Box, aparelho que a empresa tem estado a ensaiar em Évora, no âmbito da iniciativa InovCity. Graças a este equipamento, os clientes da elétrica destas localidades, tal como já acontece na cidade alentejana, vão passar a beneficiar da recolha automática e remota dos consumos (acabam as estimativas) e a ter informação sobre quando, como e onde gastam energia. E, no caso de serem produtores microgeração, vão saber a quantidade de energia injetada na rede.

Instalado na cidade alentejana, desde maio de 2010, em 30 mil clientes (87,5% são residenciais), o sistema está a ter, segundo a EDP, um "nível elevado de satisfação". Além de aumentar a eficiência energética (cerca de 3,9%), esta rede está a "conquistar os clientes" porque passam a ter "um papel de gestão ativa" que contribui para "a eliminação da incerteza e do erro ao nível da faturação". Isto além de permitir a deteção e resolução remota de anomalias e a alteração da potência contratada ou do tarifário. Designado Euroelectric, este projeto pioneiro, selecionado pela União Europeia como caso de estudo de redes inteligentes de energia, prevê que até 2020 80% das redes europeias de distribuição de energia elétrica sejam bidirecionais.

Fonte: Expresso

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.