21 outubro 2012

Uma cidade onde o trânsito não entope


Cidades do Futuro - Os alicerces da cidade inteligente
Singapura tem seis milhões de habitantes mas não conhece engarrafamentos, graças à utilização de novas tecnologias.

Com uma área semelhante à ilha da Madeira, a cidade-estado asiática tem um elevado nível de vida. Mas, ao contrário do que seria de esperar, não tem praticamente engarrafamentos de trânsito. Qual o segredo? 



É o país do mundo com mais elevado índice de utilização dos transportes públicos. E tem um objetivo ambicioso para 2020: colocar 70% dos utilizadores a usar transportes públicos na hora de ponta. Para desincentivar a utilização do transporte privado, as autoridades introduziram um sistema eletrónico de portagem em que a utilização do automóvel é taxada em função da altura do dia. Para tornar os transportes mais eficazes, as autoridades de Singapura têm uma parceria com o Massachusetts Institute of Technolog-MIT para a criação de novos modelos de gestão da mobilidade urbana através da recolha de informação em tempo real, de modo a que as decisões possam ser tomadas em cima da hora. Para demover a população de comprar carro, a concessão de novas matrículas passou a ser feita através de um sistema de leilão, o que torna o automóvel um produto de luxo.

Outro dos projetos emblemáticos do país diz respeito ao abastecimento de água. Por não ser autossuficiente (importa grande parte da vizinha Malásia), construiu uma barragem- reservatório e criou um programa de reciclagem para suprir 30% das necessidades. Também o porto de Jurong, o principal da região Ásia Pacífico no trânsito de contentores e navios, faz uso intensivo de novas tecnologias.

Fonte: Expresso

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.