Considerando o vosso conhecimento do mercado, o que está a ter maior procura: arrendamento ou compra?
Neste momento assistimos a dois fenómenos curiosos. Se por um lado a procura de arrendamento está a aumentar devido à dificuldade na obtenção do crédito habitação, por outro lado, a procura de imóveis para compra a pronto pagamento também aumentou. Era expectável que registássemos apenas um aumento da procura do arrendamento mas o facto de os preços dos imóveis terem baixado tanto nos últimos tempos também atraiu investidores, pessoas com capitais próprios, que vêem nesta crise uma excelente oportunidade de comprar casa mais barata. Hoje, quando um cliente nos contacta para comprar casa é porque tem efectivamente possibilidade de o fazer e nunca o serviço ao cliente foi tão importante para nós. Esta é uma aposta que queremos vir a melhorar de agora em diante.
Que motivos encontram para uma ou outra opção? Por exemplo: arrendamento por falta de financiamento, ou compra por queda dos preços.
A principal razão para o aumento da procura do arrendamento é a falta de financiamento bancário para comprar um imóvel. Também a liberdade que o arrendamento pode ser outra razão. Se uma família não conseguir pagar aquela renda ao fim do mês pode mudar de casa mais facilmente do que se estivesse comprometida com um pagamento fixo ao banco. Relativamente ao aumento da compra a pronto pagamento este deve-se essencialmente à quebra nos preços dos imóveis.
Dado o actual contexto, o que consideram a melhor opção: comprar ou arrendar?
A melhor opção é sem dúvida comprar. Neste momento os preços estão em queda e quem tem capitais próprios pode encontrar verdadeiras oportunidades de negócio pois podem comprar agora, colocar a arrendar e vender daqui a uns anos quando o mercado estiver novamente a subir. Os que não têm como pagar um imóvel a pronto também podem comprar uma série de oportunidades que temos em carteira com condições especiais de financiamento. Estes imóveis possuem várias vantagens e muitas vezes a prestação mensal é inferior a uma renda de um imóvel semelhante. Isto sem falar no maior benefício: estar a adquirir um bem.
Fonte: Negócios
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.