O índice de custos de construção de habitação nova acelerou "ligeiramente" em Agosto face ao mesmo mês de 2011, aumentando 1,9%, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Já o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação registou em Agosto uma taxa de variação homóloga de 2,1%, inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à de Julho.
Segundo os dados do INE, a taxa de variação homóloga de 1,9% do índice de custos de construção de habitação nova representa um aumento de 0,1 pontos percentuais face a julho.
A taxa de variação homóloga do índice relativo à componente mão-de-obra diminuiu 0,2 p.p., o que "mais que compensou" o aumento de 0,6 p.p. na taxa de variação da componente materiais.
As taxas de variação homóloga destas componentes foram de 1,2 e 2,8%, respectivamente. Por tipo de construção, as taxas de variação homóloga dos índices relativos a apartamentos e a moradias registaram acréscimos mensais de 0,1 e de 0,2 p.p., fixando-se 1,8 e em 2,1, pela mesma ordem.
No que respeita ao índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, o INE aponta a variação homóloga de 3,6% em Agosto (3,9% no mês anterior) da componente produtos, enquanto o índice da componente serviços passou de uma variação de 0,5 por cento em Julho para 0,7% em Agosto.
Por regiões NUTS II do Continente, só a região Norte registou um acréscimo em termos homólogos, de 0,2 p.p., face à taxa observada em Julho, fixando-se em 1% em Agosto.
A região do Alentejo manteve a taxa do mês precedente (3%) e, entre as restantes regiões, destaque para o Algarve "por ter registado o decréscimo de maior intensidade na respectiva taxa de variação homóloga (1,1 p.p.), que se fixou em 3,4% em Agosto.
Fonte: Económico
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.