27 outubro 2012

Porto. Regenerar uma cidade


O Porto. Uma rua. Uma casa devoluta. Decadent Beauty. Motes para uma intervenção artística, para a transformação de um passado em ruína numa exposição criativa e dinâmica.
Integrado no Get Set Festival (de 1 a 7 de outubro), o Design Factory ficou responsável pela conceptualização e curadoria de um antigo edifício comercial na Rua do Almada. The House foi o espaço social do Get Set Festival, invadido diariamente por design, arte e música. A vontade de participar num festival alternativo vem acompanhada da vontade de agir, de ter uma postura proativa na regeneração artística e cultural do Porto. A sensação de ocupar um espaço e transformá-lo para que outros o possam também fazer é, sem dúvida, o prazer de um designer de interiores. Abrir as portas de um edifício fechado há mais de uma década, deixar que este suscitasse curiosidade nuns e reavivasse memórias noutros, foi um objetivo atingido.


Em tempos em que os recursos financeiros são escassos, gostamos de acreditar que é de facto possível, em equipa, criar, arriscar e, principalmente, dar um passo em frente, um passo firme e reivindicativo, dizer que esta é a nossa cidade e que queremos cuidar dela.

O network é cada vez mais uma espécie de bem essencial em que a troca de ideias e a estimulação mútua levam a projetos consistentes e variados. Uma equipa multidisciplinar pode trazer inputs valiosos a uma época de decadência cultural. Com a participação de diferentes criativos, de diferentes áreas, de diferentes nacionalidades e backgrounds, o Design Factory ergueu The House - Creative Exhibition. Foi o reunir e unir pessoas que nos deu a capacidade de o fazer, e este foi um ponto de consciencialização de que a "articulação" de mentes criativas passa a ser uma competência, uma mais-valia para nós enquanto gabinete criativo. Ao todo, foram 16 as manifestações artísticas que envolveram o edifício. Do rés-do-chão ao segundo piso, passando pelos espaços exteriores, nenhum espaço ficou indiferente à explosão de arte. A intervenção do Design Factory passou por conferir uma segunda pele ao edifício, uma visão contemporânea do Decadent Beauty que percorre todos os pisos, culminando num reflexo sobre o presente e uma forma de estar "rising above conformity".


Por Raquel Machado, Designer no design factory, gabinete de inovação e design da RAR Imobiliária


Fonte: OJE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.