O valor das propriedades imobiliárias dos quatro bancos que foram nacionalizados ascende a 3,5 mil milhões de euros, segundo os dados citados pelo jornal espanhol “Cinco Días”, relativos a 30 de Junho e publicados pelos bancos junto do regulador do mercado de valores mobiliários (CNMV, na sigla espanhola).
O número de habitações que o Bankia, Catalunya Caixa, NovaCaixaGalicia e Banco de Valência detêm no balanço pode ascender a 18 mil, estima o “Cinco Días”, que assume um preço médio por habitação de 200 mil euros. A publicação espanhola esclarece que nem todas as casas em balanço resultam de desalojamentos, já que muitas terão sido entregues para pagamento em dação e outras correspondem a segundas habitações de famílias.
O banco NovaGalicia diz que só recorre ao pagamento em dação das habitações em caso de especial vulnerabilidade, sendo que esta é a “a última opção”. O habitual é renegociar as condições do contrato hipotecário.
O Bankia disse ao jornal espanhol que recebeu 4.300 pedidos de entrega de casas em dação, ou seja, para liquidar o saldo em dívida com os bancos, em 2011 e 2012. Além disso, desde 2010, o banco já renegociou as condições de 80 mil contratos hipotecários.
O Bankia detém 1,493 mil milhões de euros em propriedades imobiliárias em balanço, enquanto o Catalunya Caixa detém 1,476 mil milhões de euros, segundo os dados do final de Junho. O NovaCaixaGalicia detém 446 milhões de euros em propriedades imobiliárias, sendo que os dados divulgados por este banco correspondem a Dezembro de 2011. O Banco de Valência é o que tem menor exposição, com 133 milhões de euros em imóveis.
Fonte: Negócios
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.