Os shoppings em Portugal faturaram mais de 5 mil milhões de euros no exercício passado, o que significa uma quebra de 6,0% face a 2011, revela um estudo da Associação Portuguesa de Centros Comerciais. O ano de 2013 é para recuperar das perdas, acrescenta a entidade.
Os shoppings portugueses encaixaram mais de 5 mil milhões de euros em vendas em 2012, uma descida de 6,0% em relação ao exercício anterior, de acordo com a Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC). Em termos de perspetivas, o presidente da entidade, Sampaio de Mattos, considera que "2013 é para recuperar das perdas" e que 2014 deverá ser o ano em que as vendas avançam para "terreno positivo ou começam a crescer".
Na apresentação do primeiro "Índice de Tráfego e de Vendas em Centros Comerciais" (que analisa dados desde o quarto trimestre de 2009 até novembro último, fornecidos por 84% dos associados da APCC e que excluem as vendas em hiper e supermercados), Sampaio de Mattos declarou que o tráfego no exercício passado foi de 700 milhões de visitantes, menos 4,8% em relação a 2011. O responsável acrescentou que o setor teve uma "evolução com tendência positiva", com "variações cada vez menores de trimestre para trimestre", embora o consumo privado das famílias tenha registado "o valor mais baixo dos últimos anos".
No entanto, 2011 foi o exercício em que se verificou o pior desempenho nos centros comerciais em Portugal, quer em termos de vendas, com uma diminuição de 11,0% por comparação com 2010, quer de tráfego, ao decrescer 5,7%, sendo que o quarto trimestre foi o pior dos últimos três anos (com um tombo de 13,4% nas vendas e um declínio de 5,3% em termos de visitantes).
Após um período de expansão, desde outubro de 2010 que os centros comerciais têm vindo a vender cada vez menos, resultado da retração no consumo e da redução dos rendimentos dos portugueses. Ainda assim, as quebras em 2012 foram bastante menores" face aos restantes anos, "o que demonstra que há uma tendência positiva na evolução", de acordo com o presidente da APCC. Aliás, a venda média por pessoa foi superior a 2011, o que poderá dever-se às "promoções e várias iniciativas" dos espaços comerciais. Sampaio de Mattos frisou ainda que a queda de 6,0% nas vendas "corresponde a cerca de metade do valor nacional", dado que o comércio tradicional teve "quebras de 11%". Para este ano, as perdas "serão menores e, em 2014, as vendas deverão começar a crescer ou com uma evolução zero", afirmou o responsável.
Os shoppings em Portugal contam com cerca de 9 mil lojas, representando 100 mil postos de trabalho diretos e mais de 200 mil indiretos. A APCC tem 55 empresas associadas, 69 centros comerciais, 23 galerias comerciais e 16 retail parks e factory outlets, com uma área bruta locável (ABL) total acumulada acima de 3 milhões de m2 (o que significa mais de 90% do mercado nacional).
Fonte: OJE
Fonte: OJE
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