19 janeiro 2013

Santa Casa de Lisboa aumenta património e prossegue programa de reabilitação


O edifício da Hemeroteca Municipal passou a integrar o património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, na sequência de um acordo de permuta assinado com a autarquia lisboeta.
O prédio, situado na R. S. Pedro de Alcântara, vem ampliar o edificado da Santa Casa na zona da Baixa Lisboeta, onde está situada a sua sede e complexo cultural, que integra o Museu e a Igreja de São Roque.

Além deste imóvel, a Santa Casa informa em comunicado que fica ainda titular de uma parcela de terreno e de três prédios na Rua das Hortas e de um imóvel na Avenida da Índia. Em contrapartida, entrega à câmara um prédio na Calçada do Ferragial, pagando um diferencial de 2,93 milhões de euros, segundo informa em comunicado

Investimento de 7,3 milhões na recuperação de 15 imóveis
Todos os prédios permutados são livres de ónus e encargos, pessoas ou bens. A Câmara Municipal de Lisboa mantém, desta forma, a gestão do acervo da imprensa nacional da Hemeroteca, que terá nova localização.

No âmbito deste protocolo, prevê-se ainda o retomar da regularização de um acordo antigo, de 1964, através do qual a Misericórdia de Lisboa transferiu para a CML prédios urbanos e rústicos que lhe pertenciam, tendo ficado de receber da autarquia uma verba e três terrenos com uma área global de 24 mil m2.

Sendo uma das maiores proprietárias da capital lisboeta, para valorizar este legado e gerar receitas para as causas que apoia, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, está a desenvolver um amplo programa de reabilitação urbana. Através do Programa Reabilitar, vai investir diretamente 7,3 milhões de euros na recuperação de 15 prédios por toda a cidade, com vista a contribuir igualmente para o rejuvenescimento desta urbe.

Fonte: Jornal da Construção

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.