22 fevereiro 2013

BES vende créditos imobiliários a fundos de "private equity"


O banco está a passar créditos de empresas em risco de insolvência para fundos de capital de risco.
O Banco Espírito Santo (BES) está a vender créditos de empresas do sector imobiliário e companhias no ramo do turismo, que estão em risco de insolvência, a fundos de “private equity”, avança a agência Bloomberg, que cita uma entrevista de António Souto, administrador do banco.
“O objectivo é sempre recuperar estas companhias”, adiantou António Souto. O responsável acrescentou ainda que “isto é algo que está a funcionar relativamente bem na medida em que de outro modo estes negócios se tornariam simplesmente insolventes e seriam totalmente liquidados”.

O ECS Capital e o Explorer Investments estão entre os fundos de capital de risco que estão a comprar estes créditos de empresas do sector do turismo e imobiliário, de modo a tentarem reestruturar os negócios.

Segundo António Souto, o BES e outros bancos portugueses são accionistas de alguns destes fundos.

“O que aconteceu é que as vendas do imobiliário, que antes eram suficientes para pagar a dívida detida por estas empresas, de repente desapareceram”. Actualmente, estes empréstimos são muitas vezes vendidos com “um desconto significativo” a estes fundos, que são geridos de forma “completamente autónoma”.

Para o administrador do BES, não existe qualquer conflito de interesse em vender este tipo de créditos a fundos onde as instituições detêm participações.
Fonte: Negócios

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.