22 fevereiro 2013

Porto será “laboratório vivo” das Cidades do Futuro


O Centro de Competências em Cidades do Futuro (CCCF) da Universidade do Porto quer fazer da cidade um “laboratório vivo” para as cidades do futuro até 2015.

João Barros, coordenador do CCCF, afirma que «este projeto vai passar por instalar no Porto uma série de plataformas de teste, à escala urbana, para que seja possível compreender a fundo quais são de facto os desafios para as cidades e como será possível melhorar a vida das pessoas».


O objetivo deste programa é instalar vários sensores e uma estrutura de comunicação no Porto, de forma a recolher dados à escala urbana que vão, posteriormente, permitir avançar com tecnologias urbanas para melhorar a mobilidade, segurança e qualidade de vida dos cidadãos.

O CCCF tem um financiamento de 1,6 milhões de euros da EU, e vai possibilitar que que académicos, cientistas, técnicos, empreendedores, investidores, gestores e políticos, utilizem o Porto como “tubo de ensaio” para a planificação das cidades do futuro.

João Barros acrescentou que «estas plataformas são também interessantes para as empresas, porque permitem colaborar diretamente com os utilizadores finais, sejam eles condutores, bombeiros, polícias ou cidadãos e as suas famílias, e testar conceitos, produtos, que depois podem ser exportados e que ajudem a criar emprego qualificado em Portugal. A Universidade do Porto, com unidades de investigação e estudantes, permite intermediar a relação entre o tecido industrial e utilizadores finais, a partir de projetos de investigação que depois poderão passar a provas de conceito e eventualmente até negócios».

As primeiras plataformas de teste foram instaladas há cerca de quatro anos, e o objetivo é que, dentro de 1 a 2 anos, seja possível obter resultados viáveis para partir para soluções para as cidades.
Fonte: VI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.