Desvalorização do imobiliário é um fenómeno comum em vários países da Zona Euro. Quedas mais acentuadas continuam a observar-se na Irlanda e em Espanha, países onde a bolha especulativa atingira maiores proporções.
Dados do Eurostat ontem divulgados apontam para que Portugal tenha permanecido o terceiro país da Zona Euro (continua a não haver dados para a Grécia) onde o preço médio das casas mais caiu no terceiro trimestre do ano passado, sendo este o período mais recente para o qual existem dados comparáveis.
Entre o início de Julho e o fim de Setembro, o preço médio das casas em Portugal caiu 7,7% por comparação com o mesmo período do ano anterior e recuou 0,9% por comparação com o trimestre precedente. Na Irlanda e em Espanha, as variações continuaram a ser mais acentuadas, com quedas homólogas de 9,6% e de 15,2%, respectivamente. Em média, a queda homóloga na Zona Euro foi de 2,5%.
Tomando por referência o ano de 2010, o índice de preços das casas – que mede variações nos preços de todas as aquisições de propriedades residenciais, novas e usadas – revela ainda que os preços médios no terceiro trimestre do ano passado ficaram 9,6% aquém dos praticados há quase três anos.
No caso da Irlanda, Espanha e também dos Países Baixos, as desvalorizações revelam-se ainda mais acentuadas: 23,5%, 22% e 10,5%, respectivamente. A descida média de preços no conjunto dos países da Zona Euro foi de 1,2%.
Fonte: Negócios
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.