10 fevereiro 2013

Segunda edição do Salão do Imobiliário e do Turismo português em Paris em maio


A Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP) vai organizar, entre 24 e 26 maio, a segunda edição do Salão do Imobiliário português em Paris, que este ano muda de nome, para incluir o Turismo, "vitrina de Portugal".

Em declarações à agência Lusa, o presidente da CCIFP, Carlos Vinhas Pereira, afirmou que a segunda edição do evento acontece devido ao sucesso da primeira, que, em setembro de 2012, reuniu 80 expositores portugueses -- agências imobiliárias, 'resorts' e instituições bancárias -- para promover os investimentos nesta área de negócio em Portugal.

"Ficaram todos satisfeitos, sobretudo para uma primeira edição, com o número de pessoas que foram assistir. E não eram pessoas que vinham só por curiosidade. Eram pessoas que vinham com perguntas e alguns projetos de compra, que vinham para comprar", disse.

Carlos Vinhas Pereira destacou ainda o facto de o evento ter despertado o interesse dos reformados franceses, "um alvo muito importante" para as empresas presentes no salão, cujo poder de compra é elevado, e cujos destinos de férias -- e mesmo de residência temporária -- foram alterados devido à instabilidade política e social no norte de África.

Com a experiência de 2012, e para crescer em 2013, o evento muda de nome: "Vai chamar-se Salão do Imobiliário e do Turismo português em Paris. Achamos que não se pode [tentar] vender o imobiliário português sem se falar da região [onde está o imóvel], o que permite, o que é que se pode ver, como é que se vai [até lá], quais são os transportes que existem", explicou.

Para este responsável, o Turismo é "uma boa vitrina" do país, e incluir este setor no salão em Paris é dar espaço a um "passo natural", é responder à necessidade de quem está interessado em comprar um imóvel em Portugal, e que precisa de ir ao país, sugerindo-lhe que aproveite a ocasião para passar férias: "Vou ao salão, vejo um bem que me interessa, [compro] bilhetes de avião, [escolho] um hotel, e vou", ilustrou.

"Temos que habituar, tanto os franceses como a comunidade portuguesa, a ir a Portugal. Estamos a duas horas de Paris. Há voos a partir de toda a França. Não podemos dizer que é difícil ir a Portugal. Só que muita gente não sabe", acrescentou, lembrando que esta dinâmica se cria também pelo "boca-a-boca".

A edição de 2013 do salão voltará a realizar um leilão de imóveis. Em setembro do ano passado, o leilão, feito em simultâneo no Porto e em Paris, resultou na venda de 40 casas e apartamentos.

Carlos Vinhas Pereira afirmou ainda que estes eventos promovidos pela CCIFP são organizados por uma "estrutura muito pequena", e que o risco financeiro que a câmara assume é muito significativo para "uma associação sem fins lucrativos, sem meios, só com muita vontade". Se houver "uma ajuda em termos financeiros", diz, "é bem-vinda".

A Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa foi criada em 2005. Tem como missão promover a ação empresarial entre Portugal e França, apoiando as empresas interessadas no comércio bilateral. Tem sede em Paris, integra mais de 350 empresas, e representa aproximadamente 10 mil milhões de euros em volume anual de negócios.

Fonte: Dinheiro Vivo

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