19 março 2013

Portugal tem 735 mil casas vazias


Há 735 mil casas vazias em Portugal, ao mesmo tempo que a falta de habitação em condições atinge 1,5 milhões de portugueses. Albufeira é o caso mais expressivo do peso da construção: com 43 mil alojamentos, o concelho algarvio supera em residências o número de habitantes (40 mil).

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, além das 735 mil casas vagas que estão para vender ou arrendar, há ainda 1,1 milhões de residências desabitadas, classificadas como segunda habitação. Entre os 3,9 milhões de lares classificados como primeira habitação, a grande maioria são casas demasiado grandes para o número de residentes. O Recenseamento Geral da Habitação indica que nestas condições estão 2,5 milhões de lares. 

Para Carla Graça, vice-presidente da associação Quercus, "o Litoral enfrenta uma forte pressão urbanística com efeitos nefastos para a erosão costeira". Além de Albufeira, no Algarve há cinco outros concelhos em que os alojamentos superam os habitantes: Vila do Bispo, Aljezur, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. No Interior do País, devido à desertificação, Penamacor possui idêntica realidade. 

Apesar do excesso de casas há um défice de 133 mil habitações. Há ainda 450 mil casas sobrelotadas, ou seja, que são demasiado pequenas para a quantidade de residentes. Em barracas vivem 17 448 portugueses.
Fonte: CM

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.