14 março 2013

Prédios não avaliados vão ter IMI provisório


As notas de liquidação de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) com base na reavaliação geral que ocorreu ao longo de 2012 já estão a ser enviadas aos proprietários. No entanto há uma parte dos prédios que não será avaliados a tempo.

Para quem ainda não teve os seu prédio reavaliado, as Finanças irão cobrar um IMI provisório que, caso o valor seja inferior ao definitivo, a diferença terá de ser cobrida em Novembro. Esta situação destina-se às pessoas cujos imóveis não foram avaliados por atraso dos serviços das Finanças ou a quem reclamou a avaliação e ainda não recebeu uma resposta final.


O atraso no processo de reavaliação ou os pedidos de segunda avaliação ou impugnação vão fazer com que 900 mil prédio, dos 4,9 milhões existentes, não sejam avaliados a tempo. Essas avaliações serão feitas durante este ano e será atribuído um IMI provisório, segundo a circular torna pública ontem, que corresponde ao valor patrimonial tributário que estava inscrito na matriz do final de 2012 e à taxa aplicável aos prédios não reavaliados (entre 0,5% e 0,8%, consoante os municípios).

Se este valor provisório for superior ao valor definitivo, os proprietários receberão um reembolso imediato, garante o diretor-geral dos Impostos, se foi inferior, o que deverá ocorrer na maioria das situações, terão de pagar o acerto até novembro.

Embora as taxas dos prédios reavaliados sejam mais baixas, variando entro os 0,3% e os 0,5%, a base sobre a qual incidem são mais altas, aumentando o IMI a pagar.
Fonte: Dinheiro Vivo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.