É já em abril que a Semana da Reabilitação Urbana vai chegar ao Porto, que entre os dias 3 e 10 celebra a regeneração das cidades portuguesas com um programa intenso de eventos, incluindo conferências, seminários, workshops, exposições e a entrega do primeiro Prémio Nacional de Reabilitação Urbana.
Várias entidades já se associaram a este evento, promovido pela Vida Imobiliária e pela Promevi em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a Porto Vivo – SRU, entre as quais se podem destacar a CCDR-Norte, a APEMIP, a AICCOPN, o INCI, a APRUPP, a Ordem dos Engenheiros ou a Santa Casa da Misericórdia do Porto, que estão também a preparar a dinamização de eventos próprios no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana.
Arturo Malingre, da Vida Imobiliária, dinamizador da iniciativa, afirma que «a escolha da cidade anfitriã desta Semana da Reabilitação Urbana não foi ao acaso. O Porto é líder na reabilitação urbana a nível nacional, tem uma estratégia de longo-prazo nesta área e com resultados já bastante visíveis».
A Semana da Reabilitação Urbana vai estender-se um pouco por toda a cidade do Porto, tendo como palcos principais áreas e edifícios recuperados. O evento pretende atrair desde profissionais da área do imobiliário ao público em geral, a residentes e turistas na cidade com interesse na reabilitação urbana ou em qualquer outra atividade. Todos poderão assistir a conferências e seminários, conhecer métodos e materiais para reabilitação, tirar dúvidas sobre os processos de reabilitação, visitar edifícios reabilitados ou em reabilitação, ver exposições de fotografia ou participar em workshops.
Um dos principais pontos de interesse da Semana da Reabilitação Urbana será o Espaço da Reabilitação Urbana, que entre os dias 3 e 6 de abril, estará presente na Praça D. João I. Este pretende ser um ponto de encontro obrigatório entre a população e a comunidade de profissionais que se dedica à reabilitação urbana. Em cerca de 600m2, um auditório com 60 lugares apoiará a apresentação de projetos, empreendimentos, workshops e contactos entre estes dois públicos.
Estarão também patentes mostras de soluções e iniciativas na área da reabilitação urbana. O espaço acolherá ainda a mostra dos projetos candidatos ao primeiro Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, que será entregue a 3 de abril, num evento integrado na Semana da Reabilitação Urbana.
A agenda de Conferências e Seminários da Semana da Reabilitação Urbana promete ser dinâmica e atrativa: além do Seminário Nacional da APEMIP, a 5 de abril, a agenda inclui a realização de um conjunto diversificado de conferências durante a semana sobre a reabilitação nas suas diversas vertentes. A Conferência “Reabilitação Urbana e Espaço Público”, a 3 de abril, marca o arranque do programa de conferências, um evento da responsabilidade da Porto Vivo, SRU e que terá lugar no Teatro Rivoli.
Os encontros são realizados em parceria com entidades como a AICCOPN, o Impulso Positivo, a Santa Casa da Misericórdia do Porto, a APRUPP ou a Ordem dos Engenheiros. O Teatro Rivoli e o Auditório da Ordem dos Engenheiros serão os palcos privilegiados para a realização do programa de conferências e seminários.
A Caixa Geral de Depósitos apoia a Semana da Reabilitação Urbana, tendo-se associado à iniciativa. A Schmitt+Sohn Elevadores, a Lucios, a Weber e a Sika são as também entidades que apoiam a Semana da Reabilitação Urbana – Porto 2013, que conta ainda com os apoios institucionais da CCDR-N, do INCI, da APEMIP, da AICCOPN, da Ordem dos Engenheiros, da Santa Casa da Misericórdia do Porto e da APRUPP.
Fonte: VI

0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.