Dentro de pouco mais de um mês, entre 23 e 26 de maio, o Salão do Imobiliário e do Turismo Português está de volta à capital francesa, com o objetivo de captar investidores para a compra de imóveis no nosso país.
Depois da primeira edição, realizada em setembro de 2012 na feira de Versalles, o salão do imobiliário português em Paris ganha uma nova designação, com a incorporação do turismo. Desta maneira, e com vista a melhor orientar a escolha dos visitantes, o salão passará a promover uma amostra alargada das diferentes regiões de Portugal.
No total serão cerca de 5.000 m² de área de exposição, ao longo dos quais estarão presentes mais de 100 empresas expositoras, estando previstos mais de 12.000 visitantes. “Uma oportunidade única para, em Paris as empresas do setor imobiliário, turismo, bancam construtores, materiais de construção, mobiliário & design e empresas de serviços complementares, marcarem encontro com um público-alvo privilegiado”, diz a AICEP em comunicado.
Assim, ao longo de quatro dias, além da área de exposição o salão contará com inúmeras animações, convidando os visitantes a imaginar o destino Portugal e a sua futura residência de férias.
De acordo com os dados disponibilizados por aquela entidade, que organiza o Salão, na passada edição estiveram presentes cerca de 60 expositores, que foram visitados por mais de 4.000 pessoas. Dos visitantes, 47% eram franceses e os restantes de origem portuguesa, sendo que 75% dos visitantes tinha mais de 35 anos e 35% mais de 50 anos.
O Salão do Imobiliário e do Turismo Português é organizado pela Associação Industrial Portuguesa, Embaixada de Portugal em Paris, Consulado Geral de Portugal em Paris, Turismo de Portugal e AICEP Paris.
Algarve e Lisboa foram as regiões mais procuradas
Acrescenta a AICEP que a maioria dos visitantes eram chefes de empresas ou quadros superiores, sendo 50% dos potenciais compradores procuravam um apartamento (enquanto 35% procuravam moradias). Além disso, 68% das pessoas interessadas consideravam efetuar o seu investimento nos próximos dois anos e 26% num prazo de apenas seis meses. De salientar que 43% dos visitantes dispunham de fundos próprios para o investimento, ao passo que 57% pretendiam recorrer ao crédito.
A maioria dos potenciais investidores (57%) estava disposta a investir entre 100.000 a 200.000 euros, sendo que 58% dos visitantes sabiam bem onde queriam investir: o Algarve (34%) e Lisboa (32%) destacaram-se como as regiões mais desejadas.
Estes números foram apurados na sequência de um questionário entregue aos visitantes do Salão realizado em setembro, e as conclusões induziram a organização a investir agora numa mostra mais alargada da diversidade de Portugal.
30.000 a 50.000 reformados franceses já se terão instalado em Portugal
Atualmente a comunidade portuguesa (ou luso-descendente) residente em França já ascende aos 2,5 milhões, dos quais 45.000 empresários. Mas o público-alvo desta iniciativa também abrange os franceses, particulares ou empresas, “com especial enfoque para os reformados, muito interessados no investimento imobiliário no estrangeiro (30% da população francesa encontra-se nesta faixa etária) e os fundos de investimento imobiliário francês”.
De acordo com a Maison des Français à l’Etranger (organismo do Ministério dos Negócios Estrangeiros Francês), estima que cada vez mais reformados franceses escolhem o estrangeiro para passar os seus dias, sendo que esse número deva rondar os 2 milhões de cidadãos, dos quais 30.000 a 50.000 já se terão instalado em Portugal.
Clima, poder de compra e qualidade de vida, entre outros, são alguns dos principais fatores para a escolha de Portugal pelos reformados franceses, o que também é favorecido pela “curta” distância de apenas 3 horas de viagem em avião.
Refira-se ainda que só nos primeiros quatro meses de 2012, os turistas franceses gastaram quase 100 milhões de euros em Portugal, tendo-se destacado como os turistas estrangeiros que mais contribuíram para o valor das despesas efetuadas no nosso país, apurou o estudo “Mediterranean Rim Tourism Monitor” realizado pela Visa Europe.
Em 2012 o número de visitantes franceses em Portugal cresceu cerca de 19%.
Fonte: VI
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