11 abril 2013

Semana da Reabilitação Urbana recebe 10.000 visitantes


Já terminou a Semana da Reabilitação Urbana, que entre os dias 3 e 10 de abril, aglomerou, na cidade do Porto, um conjunto de eventos e iniciativas que pretenderam mostrar a vitalidade da reabilitação urbana no nosso país e cuja adesão por parte do público surpreendeu positivamente a organização.

Um total de 24 eventos focados na reabilitação urbana, 23 parceiros na organização de eventos e 135 oradores convidados atraíram mais de 3.000 pessoas para as conferências realizadas no âmbito da Semana e mais de 10.000 visitantes ao Espaço da Reabilitação Urbana, que esteve na Praça D. João I entre os dias 3 e 6 de abril. 

Durante 7 dias, a cidade do Porto foi palco de 24 eventos no âmbito da Semana da Reabilitação Urbana, incluindo o Jantar de Gala de entrega do 1º Prémio Nacional de Reabilitação Urbana; oito conferências organizadas por parceiros no Teatro Rivoli, no Auditório da Ordem dos Engenheiros e na Santa Casa da Misericórdia do Porto; 13 apresentações e workshops no Espaço da Reabilitação Urbana; e dois eventos de visitas a intervenções urbanas. Os eventos, com o objetivo comum de celebrar a reabilitação urbana e dar a conhecer o impacto económico, social e estético deste movimento, contaram com cerca de 3.000 participantes, reunindo 135 oradores e intervenientes.

O Espaço da Reabilitação Urbana, que marcou presença na Praça D.João I, no Porto, de 3 a 6 de abril, recebeu a visita de cerca de 10.000 pessoas, marcando o ritmo da Semana da Reabilitação Urbana com diversas apresentações, exposições e workshops. Com uma área total de 600 mô, este espaço, que foi desenhado pela Design Factory, integrou um auditório com cerca de 60 lugares, além de uma área ampla que foi um importante ponto de contacto e socialização de todos os intervenientes e visitantes da Semana da Reabilitação Urbana.

António Gil Machado, Diretor da Vida Imobiliária, entidade impulsionadora da Semana da Reabilitação Urbana, sublinha que «as nossas melhores expectativas foram superadas, com uma adesão muito expressiva de todo o tipo de públicos aos eventos previstos, quer estejamos a falar de um público profissional, estudantil ou juvenil, quer habitantes da cidade ou turistas».Considera que «foi muito recompensador e entusiasmante poder ver que a reabilitação urbana tem um impacto efetivo junto das comunidades e das cidades e que o interesse que desperta vai muito além da vertente técnica». Acrescenta, ainda, que «não podemos também deixar de sublinhar a importância das parcerias, que deram impulso ao evento e que contribuíram indiscutivelmente para o seu sucesso». E conclui: «Um balanço tão positivo deixa-nos muito motivados e por isso estamos a equacionar uma nova edição da Semana da Reabilitação Urbana, que teria lugar no próximo ano, admitindo que a iniciativa possa assumir um carácter itinerante».

A Caixa Geral de Depósitos, a Schmitt+Sohn Elevadores, a Lucios, a Weber e a Sika Portugal foram as entidades que apoiaram a Semana da Reabilitação Urbana – Porto 2013, que contou ainda com os apoios institucionais da CCDR-N, do INCI, da APEMIP, da AICCOPN, da Santa Casa da Misericórdia do Porto, da Ordem dos Engenheiros e da APRUPP. A Semana da Reabilitação Urbana é ainda parceira do Intercontinental Porto – Palácio das Cardosas, que foi o hotel oficial da iniciativa. O Público Imobiliário é o Jornal Oficial, a CasaSapo o Portal Oficial, sendo media partners o Impulso Positivo, a Confidencial Imobiliário e a Casas em Revista.

A Semana da Reabilitação Urbana é uma iniciativa conjunta da Vida Imobiliária e da Promevi, desenvolvida este ano em parceria com a Câmara Municipal do Porto e a Porto Vivo – SRU.

Fonte: VI

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.