70% dos principais agentes imobiliários do Algarve relatam que o mercado bateu no fundo mas está agora a ressurgir – 10-10-10 Survey sobre o Turismo Residencial no Algarve.
Esta pesquisa singular detetou confiança do consumidor e um aumento, tanto nas ofertas, como nas transações referentes a 2012, quando comparado com 2011.
O primeiro 10-10-10 ILM Survey sobre o Turismo Residencial no Algarve referente a 2012 foi concluído em meados de fevereiro de 2013, pesquisando a confiança do mercado, desempenho e tendências do mercado através de um questionário de pesquisa detalhado. Os dados foram recolhidos a partir das principais imobiliárias da região do Algarve.
Um aumento nas consultas, ofertas e transações foi registado pela maioria dos entrevistados, com evidência de consultas que levaram a transações efetivas, como por exemplo, 26% das consultas para vivendas e moradias de luxo, foram convertidas em 27% das transações realizadas no mercado.
Os mercados “mais caro” e “mais modest” dominaram as transações, - 27% das operações foram de valor superior a € 1 milhão e houve um aumento de 17% (v 2011) em transações na faixa de preço entre 100.000 € - 500.000 €, o que representou 51% das transações em 2012.
O “preço médio” operou numa perspectiva de baixa de preço, a fim de tirar vantagem de produto com desconto e compradores com liquidez - houve uma diminuição de 32% nas transações na faixa de preço entre 500.000 € e 1.000.000 € (10% da procura). 25% do total das transações foram na faixa de preço entre 250.000 € e 500.000 €.
A estabilização de preços verifica-se somente em produtos de topo de mercado, nas principais áreas costeiras e em projetos de renome, com uma menor queda nos preços em 2012, de cerca de 3% para moradias de luxo na costa, quando comparado com 2011.
Os motivos chave de compra mudaram para o segmento de “residência principal” e “compra para reforma” que representaram quase 40% das transações, com o segmento "para futura reforma" com um aumento substancial de 13% em relação a 2011.
Propriedades compradas no segmento “casa de férias” diminuíram ligeiramente para 27% das transações.
A 5 principais motivações de compra foram: preço/bom investimento, qualidade do produto, estilo de vida, custos de funcionamento e duração dos voos.
A diversificação crescente na procura do mercado é evidente tendo em conta a nacionalidade dos novos compradores, muitos provenientes de países menos afetados pela fragilidade económica na zona Euro, sendo mais de 40% dos compradores oriundos de 10 países, com quota de mercado de 2-6%, nomeadamente, Canadá, África do Sul, Suíça, França, Rússia e CIS, Suécia, Noruega, Benelux. O Reino Unido representou 46% das transações.
A procura do mercado está a ser condicionada por fatores de preços (40%), a falta de financiamento e os bancos não confiáveis (22%), além de preocupações sobre o Euro (16%).
Os agentes sentiram grande frustração com a falta de apoio do governo e das autoridades para a indústria, comentando o seguinte: “A promoção internacional e posicionamento do Algarve são muito pobres, e concentram-se em golfe e praia. Não podemos competir com outros destinos, a menos que nos concentremos na autêntica qualidade, natureza e cultura que o Algarve tem para oferecer"
"O Algarve é a" Florida "da Europa - uma jóia rara, que Portugal parece gostar de manter em segredo. O Governo Português finalmente parece compreender, que em vez de “espantar” os potenciais compradores, é necessário atraí-los”
"Há razões para ser otimista de que após 5 anos de turbulência no mercado, 2013 vai ver o início de uma nova dinâmica", segundo Andrew Coutts, CEO da ILM.
Fonte: Barlavento Online
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