22 abril 2013

Truques para a sua casa parecer maior


Nem sempre temos a habitação com que sonhamos. Ou, pelo menos, com as áreas de que gostaríamos. Divisões pequenas, com pouca luz, paredes escuras ou tetos baixos são, contudo, algumas das imperfeições a que podemos dar a volta. (Boas) Ideias não faltam e nem todas implicam gastar rios de dinheiro. Dez estão aqui reunidas. Posso dizer-lhe que algumas resultaram na minha casa. Por que não experimentar agora na sua?

Prefira as cores claras
Selecionar a cor de base de uma casa é talvez uma das escolhas mais importantes num processo decorativo. Optar pelos tons claros em paredes e tetos (como na imagem de destaque) é ter garantida a sensação de amplitude e luminosidade desse espaço. Brancos, beiges ou pasteis são sempre uma aposta ganha se o seu objetivo for criar a ilusão de uma divisão maior.

Construa mezaninos
Se tiver um Pé Direito alto a melhor forma de rentabilizar o espaço é construir um género de ‘novo andar’ dentro da divisão. Algo que tenha acesso por meio de escadas e onde poderá simular uma divisão totalmente diferente se assim desejar.

Faça riscas
É sabido que as linhas dão a noção de maior comprimento. É assim na moda e na decoração não difere: papeis de parede ou tapetes com riscas alongam as divisões. E se o maior problema for o teto baixo, o ideal é apostar num papel com linhas verticais.

Garanta a homogeneidade
Outro dos truques frequentemente utilizado para criar a ilusão de que os espaços são maiores é manter as mesmas opções nas várias áreas. Observarmos o mesmo tipo de chão ou cor da parede à medida que vamos entrando e saindo das divisões confere continuidade à habitação. Caso contrário, a casa parecerá dividida e desintegrada, destacando (ainda mais) as pequenas dimensões.

Usufrua das janelas
Há poucas coisas que provocam um efeito tão eficaz na ampliação de um espaço como a claridade vinda de uma janela. Se tiver divisões contiguas a varandas tire partido disso. Mas se por outro lado, a sua casa sofre de falta de luz natural, não se preocupe, opte por um bom projeto de iluminação com lâmpadas estrategicamente colocadas.

Use e abuse dos espelhos
São o velho truque para dar a sensação imediata de amplitude. Refletem a luz e criam o efeito de ‘infinito’. Seja ousada, compre espelhos grandes ou coloque mais do que um na mesma parede, de diversos formatos e tamanhos.

Tire partido dos nichos
Os nichos são reentrâncias construídas nas paredes e que se assemelham a prateleiras ou armários. Podem ser grandes ou pequenos e a sua função é muito versátil: servir para colocar os mais variados objetos decorativos, embutir televisões, livros, etc.

Invista em móveis baixos…
… Ou suspensos. Ao contrário dos de grandes dimensões, os móveis baixos não ocupam toda a parede dando a sensação de maior leveza ao espaço. Se optar pelos suspensos saiba que outra das vantagens é guardar o mesmo número de objetos que os móveis baixos com a mais valia de não atrapalhar a área de circulação.

Pregue a televisão à parede
Felizmente as televisões são daquelas peças que têm vindo a tirar o máximo partido da evolução tecnológica. Estão cada vez mais finas e hoje já só ocupam o espaço de um quadro ou de um espelho. Mantêm a sua funcionalidade e, tal como os móveis baixos, não interferem no espaço destinado à circulação.

Compre peças multifuncionais
São sempre uma aposta segura porque além de servirem para decorar apresentam uma funcionalidade extra. Bancos e banquetas são um bom exemplo de peças versáteis.

Fonte: Activa Casa

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.