O Fundo de Apoio à Inovação (FAI) alargou o prazo para o concurso para projectos de eficiência energética em edifícios. Os proprietários de edifícios privados das áreas de escritórios, hospitalar e turismo têm, agora, até 31 de maio para se candidatarem ao FAI com vista a financiar três projectos, um em cada área, num total de um milhão de euros.
O concurso apoiará projectos que visem melhorar o perfil energético dos edifícios e, por conseguinte, diminuir a factura mensal dos custos de energia. Este concurso é um projecto gerido pelo Ministério da Economia e do Emprego, através do FAI, com o apoio da ADENE – Agência para a Energia.
Estes projectos serão executados através das denominadas ESE - Empresas de Eficiência Energética, que desenvolvem e implementam projectos de racionalização e poupança de energia, permitindo que as organizações e instituições reduzam substancialmente os consumos energéticos e consigam reduções significativas na respectiva factura, sem terem de efectuar investimento.
Retorno dos investimentos entre cinco e 20 anos
As ESE garantem aos seus clientes (os proprietários privados dos edifícios) o retorno dos investimentos em períodos que vão dos cinco aos 20 anos. Mesmo em situações em que não haja a possibilidade de recorrer a fundos comunitários, muitas vezes as ESE garantem os financiamentos e os investimentos necessários aos projectos e são remuneradas através das economias geradas, ou seja, com as poupanças conseguidas na factura mensal dos custos energéticos das empresas.
Fonte: Diário Imobiliário
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.