Procurar investidores internacionais e trazê-los para o nosso país é um dos principais objetivos do SIL – Salão Imobiliário de Portugal, que em 2013 está a apostar mais do que nunca na presença e na organização de feiras imobiliárias em África, Ásia e na Europa.
“A saída para o imobiliário português passa pela internacionalização. Mas, para a levar a bom porto, há que ir à procura de investidores, trazê-los para o nosso país e mostrar-lhes o nosso potencial”, afirmou Luís Lima, recém-nomeado Presidente da Comissão Organizadora do SIL, cargo que acumula com a presidência da APEMIP e da CIMLOP. E, nesse contexto, “devemos aproveitar as nossas ligações com os países da CPLP e com o Oriente”.
As ações de promoção do SIL no exterior, incluem paragens em seis países ao longo de 2013, numa ação conjunta com a AIP – Feiras, Congressos e Eventos. Desta forma, “o setor imobiliário tem a oportunidade de participar em ações – que incluem, entre outros, exposição e missões empresariais – com a AIP, beneficiando de condições vantajosas, quer a nível do investimento, quer a nível dos contactos e sinergias com os mercados locais”, explicou o presidente daquela instituição, Jorge Rocha de Matos.
A campanha de promoção internacional do SIL 2013 arrancou no final do passado mês de Fevereiro em Maputo (Moçambique), com a participação na Feira da Construção, Imobiliário e Segurança. Daí seguiu para o Salão do Imobiliário Português em Paris, que se realizou na capital francesa de 24 a 26 de maio. E, mais recentemente, esteve também presente no Portugal Property Show, que decorreu em Londres entre os dias 14 e 16 de junho.
Até ao fi nal do ano, serão ainda levadas a cabo outras três ações internacionais, que incluem a participação na Semana do Imobiliário Português no Brasil – a realizar nas cidades de São Paulo e Brasília, de 14 a 19 de setembro-; e no Macau International Trade & Investment Fair (de 17 a 20 de outubro). Na primeira semana de Dezembro vai ainda realizar a 1ª edição do Salão Imobiliário de Portugal no Luxemburgo, que visa captar compradores junto da comunidade de luso-descentes residentes nas cidades do Luxemburgo e em Bruxelas.
Agendado para a semana de 9 a 13 de outubro, na FIL do Parque das Nações, este ano o SIL Lisboa volta a realizar-se em simultâneo com a Intercasa – Salão Internacional de Decoração e, pela primeira vez, com o novo Festival Vintage. Além da componente expositiva, também para aqui estão já confirmadas várias iniciativas que visam potenciar a internacionalização das empresas e projetos portuguesas.
É o caso, por exemplo, do Espaço CPLP, no qual estarão representados os mercados imobiliários do Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Angola, Guiné Bissau e Macau / China. Ou do encontro “Speed Networking – Rodada de Negócios CIMLOP”, no âmbito do qual os empresários presentes no SIL poderão alargar a sua rede de contactos internacionais, partilhar informações e estimular a criação de parcerias”.
Fonte: Público
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