31 julho 2013

Casas de Santana são referência na construção sustentável no país


O empreendimento Quinta de Santana é constituído por 16 casas, das quais nove são de frente de mar, com tipologias de T3 e T4+1. Reunir num local de excelência conceitos de design, luxo, funcionalidade e requinte, foi o desafio colocado à empresa de promoção e construção, José Castro & Filhos, que convidou o arquiteto Carvalho Araújo, para a concretização do projeto.

O empreendimento cria uma estrutura que consolida a malha urbana e remata, no desenvolvimento da baía, o centro de Moledo. Por um lado, assume-se como um condomínio compacto, que aproveita o limite do muro existente, mantendo a sua estrutura de relação com a via. Por outro, aproveita o suave desnível do terreno, para que as casas de segunda linha, desfrutem também de vista de mar. 

Esta solução define uma zona de jardim e acesso automóvel no interior, de caracter privado e íntimo, valorizando as relações dentro do conjunto. O projeto privilegia um ambiente minimalista com grandes espaços abertos sobre envidraçados, rentabilizando a beleza exterior e realçando-a.

Sustentabilidade é um imperativo
O desempenho energético e ambiental, mais que um fator de diferenciação, é, atualmente, um imperativo ético. No empreendimento Quinta de Santana a sustentabilidade está em perfeita harmonia com a arquitetura e fazem deste projeto uma referência na construção sustentável no país. 
Assim a nível das características de sustentabilidade destacam-se: a certificação energética; o sistema fotovoltaico de microgeração de energia solar para o condomínio; os vidros duplos em caixilharia de rutura térmica; a iluminação de baixo consumo; a orientação dos espaços de permanência; a ventilação natural e arrefecimento passivo; a inércia térmica e medidas de otimização do consumo de água.

Acabamentos e equipamentos
Em relação aos acabamentos exteriores as casas do condomínio da Quinta de Santana apresentam pavimento em betão aparente, lajetas de basalto e grelhas de enrelvamento. As fachadas são em betão aparente. As caixilharias são da Vitrocsa, de rotura térmica e micragem reforçada, com vidro duplo. A iluminação exterior é decorativa.
No interior das casas destacam-se os pavimentos em basalto, nos espaços sociais, e nos espaços íntimos em madeira de carvalho.
As instalações sanitárias tem os pavimentos em aglomerado de mármore branco, e as paredes em vidro lacada, igualmente branco. As portas e armários são em mdf lacado a branco. 
Com teto falso nos espaços íntimos, foram construídas câmaras de isolamento acústico entre os prédios, privilegiando, assim, a privacidade entre as habitações. 
A nível de revestimentos, no interior, destaca-se, ainda, a colocação de lâmina de isolamento acústico entre pisos e no exterior, o isolamento térmico na envolvente.

Equipamentos
As casas da Quinta de Santana são vendidas com as cozinhas equipadas com eletrodomésticos de uma marca de gama alta. Destaca-se também a colocação do sistema ONLY – automação integrada de iluminação, climatização e segurança.
Outro dos pormenores interessantes é a colocação de cortinas em todos os vãos, com tecido blackout, em espaços íntimos. Ou, ainda, a colocação de aquecimento central completo. Moledo é servida atualmente por excelentes infraestruturas viárias. É o caso da A3, da A28 e do IC1, que coloca esta localidade perto das grandes cidades do norte do país e da Galiza.


Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.