24 julho 2013

Fazer férias cá dentro e arrendar uma casa


Fazer férias em território nacional e perto de casa, em casas alugadas, em vez de optar por unidades hoteleiras, são algumas das intenções dos portugueses para este verão, sendo que, em termos de destinos preferidos, o Algarve reúne a maioria dos pedidos de reserva (70 por cento), seguindo-se Lisboa (12 por cento) e o Baixo Alentejo (5 por cento), assim como o Minho e o Douro, revela o mais recente estudo da Homelidays, especialista europeu em alojamento para férias entre particulares.

O que leva os portugueses a apostarem cada vez mais no aluguer de casas é, acima de tudo, o fator qualidade/preço que este modelo proporciona, podendo ser duas vezes mais económico do que optar por uma unidade hoteleira, salienta a Homelidays em comunicado.

"(...) As famílias podem beneficiar ao alugar uma casa ou apartamento para férias (...) um apartamento em Portugal custa em média 800 euros por semana. Se dividirmos este custo por oito pessoas, dá 100 euros a cada uma", o que torna o preço mais acessível do que qualquer outro tipo de modalidade, afirma a responsável pela Homelidays para o mercado português, Sofia Dias.

Para este verão e devido à conjuntura financeira menos favorável, os portugueses estão, assim, a optar por viajar pelo país, realizando férias em localidades perto da área da residência de modo a poupar em combustível e portagens, e as cidades eleitas são, por ordem, Albufeira, Vilamoura, Portimão, Cabanas de Tavira e Monte Gordo.

Os portugueses que decidem viajar para o estrangeiro preferem igualmente destinos próximos, recorrendo a passagens low cost, e os destinos mais visitados são a França e a Itália. De salientar ainda a forte procura por vários destinos em Espanha, nomeadamente, Barcelona, Huelva, Málaga e Ilhas Baleares. São essencialmente destinos próximos, a poucas horas de voo, balneares e onde os preços dos hotéis são impeditivos para a maioria das bolsas dos portugueses.

Os turistas estrangeiros escolhem igualmente cidades com ligações aéreas low cost, como Porto, Lisboa e Faro, sendo que a procura incide em Albufeira, Lisboa, Lagos, Vilamoura e Portimão.

Este ano não foge à regra e são também cada vez mais os turistas estrangeiros a decidir por alojamentos particulares para férias em Portugal. Os pedidos de reserva por parte dos estrangeiros aumentaram 3 por cento, sendo os mais dinâmicos os ingleses (5 por cento) e os holandeses (6 por cento), seguidos pelos alemães (3 por cento) e pelos franceses (2 por cento), refere Sofia Dias.

Os pedidos dos italianos e dos espanhóis, que também se concentram nos seus mercados domésticos, desceram 6 e 15 por cento, respetivamente, sendo que nos dois últimos anos acentuou-se uma tendência para as reservas Last Minute por parte dos turistas europeus.

No que diz respeito aos gastos médios por semana com o alojamento, em Portugal rondam os 790 euros, em França os 1.000 euros e em Espanha os 1.120 euros.

Agosto continua a ser o mês eleito para a realização de férias e a duração média é de 10 dias.

Fonte: Inforpress

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.