01 julho 2013

O negócio deles são jardins verticais


Chama-se ADN Garden Design e foi criada a partir de uma outra empresa, a ADN Aquarium Design, com o objetivo de criar jardins verticais.
O seu diretor, João Miguel Salgueiro, conta que o seu primeiro projeto foi executado em 2009 numa moradia particular no Algarve.

Mas o seu projeto mais mediático e mais conhecido é o da Travessa do Patrocínio, em Lisboa. Um trabalho da responsabilidade dos arquitectos Luís Rebelo de Andrade e filho, Tiago, e Manuel Cachão Tojal, da RA Architectural and Design Studio.

O edifício chegou a ser o mais votado na categoria Residência Unifamiliar no site Architizer.

Trata-se da fachada do edifício situado no Bairro da Lapa. Tem mais de 4.500 plantas, de 25 espécies, e levou quatro anos a criar. Ver aqui reportagem na SIC. Continua à venda por 1,5 milhões de euros.

A ADN Garden Design tem como cliente final os particulares, mas também lojas, hotéis, que "chegam normalmente até nós por via de arquitetos, arquitetos de interior, designers e decoradores", explicaJoão Miguel Salgueiro.

Com duas pessoas dedicadas a esta área de negócio, a equipa aumenta na fase de execução dos projetos.

Relativamente a faturação, João Miguel Salgueiro apenas revela quea de 2011 foi melhor do que em 2012, "e este ano está a correr bem."

Mas adverte: "É um produto extremamente apetecível, mas nesta fase de contracção da economia muitos projetos acabam por não avançar."

Daí a procura de novos mercados. A ADN Garden Design tem alguns projetos em estudo para Angola e algumas perspectivas para o Médio Oriente.

Os projetos de jardins verticais começaram há cerca de 20 anos com o botânico e designer francês Patrick Blanc. Os seus jardins encontram-se distribuídos em Paris, Qatar, Índia, Kuala Lumpur entre outros.

Patrick Blanc recebeu vários prémios, incluindo medalha de ouro de arquitetura em França, onde é cavaleiro da Ordem de Arte e Letras.

Fonte: Dinheiro Vivo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.