27 julho 2013

Saiba como reduzir mais de 40% no consumo de energia do frigorífico


Comprar um equipamento eficiente é uma medida fundamental para reduzir o consumo, sendo fácil de identificar, graças à nova etiqueta energética.
A ADENE – Agência para a Energia através do seu Guia da Eficiência Energética apresenta algumas medidas que podem ajudar o consumidor a utilizar em casa a energia de uma forma mais eficiente e moderada. No caso dos eletrodomésticos, através da Etiqueta Energética da União Europeia, é possível o consumidor conhecer o nível de eficiência energética de um produto e avaliar o potencial de redução de custos de energia que este proporciona.

A nova etiqueta energética
A etiqueta é uniforme para todos os produtos de uma mesma categoria e, por isso, permite que o consumidor compare facilmente as várias características dos produtos, tais como o consumo de água ou de energia, ou a sua capacidade. Toda a informação que consta na etiqueta é baseada em ensaios normalizados, tal como prevê a legislação. A etiqueta começou por classificar os produtos de A a G, sendo A a classe energética mais eficiente e G a menos eficiente. Atualmente, a nova legislação europeia introduziu novas classes, até A+++, para adaptar a informação à evolução tecnológica e para permitir uma maior diferenciação do produto em termos de eficiência energética.

Os tipos de equipamentos que têm estabelecida a nova etiquetagem energética são:
  • Frigoríficos, congeladores, combinados e garrafeiras frigoríficas
  • Máquinas de lavar roupa
  • Máquinas de lavar loiça
  • Televisores

Frigorífico
Este é o eletrodoméstico que mais energia consome. Por ter um uso contínuo (apenas se desliga para limpeza ou devido a ausências prolongadas), tem um consumo considerável, ainda que não tenha uma potência elevada (200 W) comparativamente a um secador que pode chegar a atingir potências de 2.000 W. No entanto, o tempo de utilização do secador é muito inferior, tal como o seu consumo ao longo do ano.
O gelo que se forma no interior do frigorífico é isolante e dificulta o arrefecimento.
Existem modelos, conhecidos por “no-frost”, ou sem gelo, que têm uma circulação contínua de ar no interior que evita a formação de gelo, resultando numa melhoria da eficiência energética.

Consoante o tipo de tecnologia, os frigoríficos podem apresentar duas etiquetas energéticas:

7 Classes de A+++ a D
Os frigoríficos cuja etiqueta tem 7 classes de eficiência energética correspondem genericamente à tecnologia mais difundida, que é em média mais eficiente energeticamente, e através da qual o frio é produzido por ação de um compressor movido por um motor elétrico. A classe energética é baseada no índice de eficiência energética, que considera o consumo anual de energia, o volume e a temperatura mais baixa de cada um dos compartimentos. Outros fatores que afetam este índice são o tipo de construção (encastre ou livre instalação) e a disponibilidade da característica sem gelo “no-frost”.

10 Classes de A+++ a G
Os frigoríficos cuja etiqueta energética possui 10 classes de eficiência são os aparelhos de refrigeração por absorção.
Os aparelhos que usam esta tecnologia são diferentes dos aparelhos de refrigeração por compressão, que representam a tecnologia predominante. Fruto desta diferença tecnológica, os aparelhos de refrigeração por absorção são geralmente mais silenciosos mas consomem mais energia. A sua classe de eficiência energética situa-se normalmente entre as classes D e G. Para ser consistente com o novo layout da etiqueta energética e para permitir a diferenciação relativamente aos restantes aparelhos de refrigeração disponíveis no mercado, a etiqueta para os aparelhos de refrigeração por absorção apresenta 10 classes de eficiência.

Garrafeiras Frigoríficas
Foi desenvolvida uma etiqueta específica para garrafeiras frigoríficas (aparelhos de armazenagem de vinho). A etiqueta tem as mesmas características que a dos aparelhos frigoríficos exceto quanto ao facto de indicar a capacidade nominal em número de garrafas de vinho normais, em vez de indicar o volume em litros. As garrafeiras frigoríficas usam uma tecnologia diferente que implica um maior consumo de energia. Atualmente costumam estar classificadas de D a G. Para ser coerente com o novo esquema da etiqueta energética e para as diferenciar dos demais aparelhos de frio doméstico, a etiqueta para as garrafeiras frigoríficas tem 10 classes de eficiência.




Com estes conselhos práticos consegue reduzir em mais de 40% o consumo de energia:
  1. Compre frigoríficos com etiqueta energética de classe A+, A++ e A+++. Poupam energia e dinheiro.
  2. Não compre um equipamento com mais capacidade do que necessita.
  3. Coloque o frigorífico ou o congelador num local fresco e ventilado, afastado de possíveis fontes de calor: radiação solar, forno, etc.
  4. Limpe, pelo menos uma vez por ano, a parte traseira do aparelho.
  5. Descongele antes que a camada de gelo atinga os 3 mm de espessura. Com isto, poderá conseguir poupanças até 30%.
  6. Certifique-se que as borrachas das portas estão em boas condições e fecham bem, de modo a evitar perdas de frio.
  7. Nunca coloque alimentos quentes no frigorífico. Se os deixar arrefecer no exterior, poupa energia.
  8. Quando retirar um alimento do congelador, para ser consumido no dia seguinte, descongele-o no frigorífico em vez de o colocar no exterior. Deste modo, terá ganhos gratuitos de frio.
  9. Abra a porta o menos possível e feche-a rapidamente. Evitará um gasto inútil de energia.
  10. Ajuste o termostato de forma a manter a temperatura de 5ºC no compartimento do frigorífico e 18ºC no congelador.
Fonte: ADENE

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.