20 agosto 2013

Quer vender a sua casa? Saiba como acelerar o processo


Face a uma oferta cada vez maior é preciso muitas vezes recorrer a alguns truques para concluir o negócio.
A época é de crise e o sector imobiliário não fica alheio a esta realidade. O tempo de venda de um imóvel aumentou nos últimos anos tornando esta tarefa mais difícil. A opinião é unânime junto das mediadoras. Para contornar esta dificuldade, os proprietários são obrigados a recorrer a alguns truques para conseguirem fechar mais rapidamente o negócio. "O país mudou e o comprador tipo mudou com ele. O segredo está agora em identificar o novo modelo de comprador, as suas expectativas e como atingi-lo", revela a Remax.

Recorrer a um profissional do sector poderá dar uma boa ajuda, mas não chega. A primeira regra de ouro passa por definir bem o preço. "Grande parte dos proprietários atribui histórias e vivências pessoais ao seu imóvel, com tendência a sobrevalorizar questões afectivas", diz a Remax, acrescendo ainda que "ao entrar no mercado a um preço deslocado da realidade, o imóvel está à partida condenado a esperar muito mais tempo por um comprador que venha ao seu encontro, chegando a ser vendido, por desgaste, abaixo do seu verdadeiro valor".

A opinião é partilhada pela Century 21. "Definir correctamente o valor do imóvel é determinante para o êxito da transacção. Um valor muito alto vai afastar potenciais interessados e aumentar o tempo de espera para venda do imóvel, obrigando o proprietário a fazer sucessivas baixas de preço podendo queimá-lo no mercado", admite o administrador Ricardo Sousa.

Já a Era lembra que, além de poder ajudar a optimizar o preço de venda o agente imobiliário também pode preparar a casa para a visita. "É determinante tornar a casa mais agradável para o comprador: o cheiro, a limpeza, a arrumação do espaço, a luminosidade... Os detalhes podem fazer toda a diferença", salienta o director-geral, Miguel Poisson. Ricardo Sousa lembra também que muitas vezes a ansiedade por vender a casa leva os proprietários a iniciar a promoção do imóvel sem o prepararem devidamente para a venda. "A forma como se apresenta o imóvel a potenciais compradores pode fazer a diferença entre o sucesso da venda e o fracasso total. Os compradores tendem a avaliar as casas pelo esforço necessário para se mudarem. Quanto menos tiverem de despender para entrar na casa, maior será o valor que estão dispostos a pagar."

As imobiliárias salientam ainda que, sempre que seja necessário, os proprietários devem fazer pequenas obras de melhoria de forma a valorizarem o seu imóvel. "É sempre uma mais-valia ter uma casa com bom aspecto para o potencial comprador, até porque o valor percebido por este será maior, comparando com um imóvel sem um lift off", salienta a Remax.

Todos estes pormenores podem fazer diferença para conseguir realizar o negócio. A verdade é que a oferta é cada vez maior e os potenciais compradores já valorizam casas em zonas com bons acessos, servidas por boas redes de transportes e próximas dos seus locais de trabalho e das escolas dos filhos, assim como as áreas do imóvel.

Fonte: iOnline

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.