27 outubro 2013

Baixa do Porto vai ser monitorizada no âmbito do projeto das cidades inteligentes


O Centro de Operações Integrado (COI) da cidade do Porto, criado no âmbito do projeto «Cidades inteligentes», através do protocolo de cooperação assinado entre a Câmara Municipal do Porto e a IBM, vai monitorizar em tempo real a atividade da baixa portuense, local privilegiado de diversão noturna da invicta, informa a câmara municipal.


O objetivo deste projeto-piloto, segundo informação que consta na página oficial do município, é «conceber uma ferramenta que permita melhorar a eficiência e operacionalidade da gestão da cidade, por via da monitorização e visualização dos serviços e atividades da autarquia de uma forma integrada».

O processo passa por obter informação que possibilite «detetar situações de emergência e minimizar o seu impacto naquele local densamente frequentado à noite, por exemplo, no que diz respeito à segurança, ruído, via pública ou limpeza urbana».

A primeira fase dos trabalhos já se encontra concluída. Consistiu na realização de um diagnóstico à estratégia e aos desafios da autarquia, na identificação dos indicadores de monitorização da cidade e, ainda, na apresentação de sugestões sobre as áreas suscetíveis de serem alvo do projeto-piloto.

A atual fase dos trabalhos incide sobre a implementação da solução-piloto e a integração com os sistemas de informação do município do Porto, o que implicará a ativação de portais, criação de documentação, formação dos utilizadores, partilha de informação e disseminação do projecto pelos serviços municipais.

Este projeto-piloto terá uma duração de apenas três meses e servirá para efetuar a respetiva prova do conceito, após o que será efetuada uma avaliação final, conclui a autarquia.

Fonte: Jornal Arquitecturas

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.