09 outubro 2013

Famílias e promotores entregam à banca sete casas por dia


O número de casas entregues à banca tanto por famílias corno promotores imobiliários desceu 58% nos primeiros nove meses do ano, situando-se nos 1.849 imóveis, o que corresponde ainda assim a 6,7 casas por dia. 

De acordo com os dados da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (Apemip), no terceiro trimestre foram entregues em dação em pagamento 503 casas, um decréscimo de 29% face ao trimestre anterior. 
As áreas metropolitanas de Lisboa e Porto registaram a maior parte das ocorrências, cerca de 30%, nos primeiros nove meses do ano. 

Os municípios mais afectados foram Sintra, Oeiras, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Moita, Montijo e Palmela. 

A Apemip revela que é nos promotores imobiliários que mais se sentem as dificuldades em cumprir as obrigações, culminando com a entrega dos imóveis à banca. 

"O contínuo arrefecimento do mercado imobiliário, a par da instabilidade económica do país, afecta de forma significativa não apenas as famílias, mas também todos os que investiram na promoção imobiliária e no desenvolvimento de nos projectos e empreendimentos", pode ler-se no comunicado. 

E "considerando os que investiram em promoção e tendo em consideração os dez municípios mais penalizados no período em análise, em todos eles esta realidade representou no período em análise, mais de metade da totalidade dos imóveis em causa", acrescenta-se ainda. 

Fonte: Económico

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.