04 outubro 2013

‘Semana do Imobiliário, Investimento e da Reabilitação Urbana’ traz a Lisboa meia centena de investidores estrangeiros


Na sua 16ª edição o SIL - Salão Imobiliário de Portugal centra o seu programa na internacionalização e na reabilitação urbana como motores para o desenvolvimento e crescimento do sector do imobiliário. A convite da organização do salão, e no âmbito da iniciativa “Semana do Investimento e da Reabilitação Urbana” promovida pelo SIL 2013, mais de meia centena de investidores internacionais estarão, entre os dias 9 e 13 de outubro em Lisboa, a conhecer projectos de reabilitação e a contactar com potenciais parceiros de negócio portugueses.

Oriundos de países da CPLP - Angola, Moçambique, Brasil e Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Timor Leste – China, Reino Unido e França, mais de 50 investidores, representantes de promotoras e consultoras imobiliárias e construtoras, procuram conhecer em Portugal a oferta imobiliária nacional, nomeadamente, os projetos de ou para reabilitação.



A “Semana do Investimento e da Reabilitação Urbana”, organizada pela Fundação AIP, através da AIP-Feiras Congressos e Eventos, com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa e do IHRU - Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana e com o apoio estratégico da CIMLOP - Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Oficial Portuguesa, realizará uma série de iniciativas que pretendem colocar os investidores estrangeiros convidados em contacto com a oferta nacional do imobiliário e com as empresas do sector.


O programa da “Semana do Investimento e da Reabilitação Urbana” arranca no dia 9 com a conferência “Imobiliário, Investimento e Reabilitação Urbana”, que decorrerá a partir das 15h00, no Pavilhão Multiusos da FIL. Na sessão de abertura marcarão presença o secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa António Costa, o presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, e o presidente da Comissão Organizadora do SIL, Luís Carvalho Lima.

O painel central da conferência terá como oradores Manuel Salgado, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Victor Reis, presidente do IHRU - Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, Filipe Vasconcelos, director Geral da ADENE, Rui Alpalhão, presidente Comissão Executiva da Fundação Box, José Herculano Gonçalves, director Central da DNI - Caixa Geral de Depósitos, Bernardo Alabaça, sub-director Geral do Tesouro e Finanças e Fernando Silva, Presidente do INCI.

No final da Conferência “Imobiliário, Investimento e Reabilitação Urbana” a organização do SIL dará lugar à cerimónia de entrega dos Prémios SIL do Imobiliário 2013, este ano com duas novas categorias: Categoria Reabilitação Urbana, com as sub-categorias Habitação, Equipamentos Culturais e Sociais, Espaços Públicos e Comércio, e a Categoria Investimento Imobiliário, com as sub-categorias Fundos de Investimento Imobiliário e Investimento estrangeiro em Portugal. De referir ainda a Distinção Carreira Arquitecto que constituiu igualmente uma novidade.

Com o objetivo de captar o interesse de investidores estrangeiros pelo imobiliário português o segundo dia de SIL 2013 fica marcado pela visita de 20 investidores do Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde, a projetos para reabilitar, em processo de reabilitação e reabilitados.

Depois da receção de boas-vindas, pelas 9h30, a cargo de Manuel Salgado, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa no Palácio da Mitra, os hosted buyers serão levados a conhecer os Elevadores da Baixa e Convento do Desagravo, ambos projetos reabilitados, e o Palácio Machadinho, por reabilitar.

A par das conferências, entrega de Prémios e das visitas o SIL promoverá, com o apoio da CIMLOP, acções de “Speed Networking” que decorrerão no dia 11 de Outubro durante toda a manhã. Nestas sessões os empresários portugueses poderão entrar em contacto com representantes de vários países, com o objectivo de ampliar a sua rede de contactos, partilhar informações e estimular a criação de parcerias, abrindo assim portas a novas ideias e oportunidades de mercados.

No espaço “Meeting Point CPLP”, concentram-se representantes do sector imobiliário dos países membros - Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde, Macau, S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste. Reino Unido e França, bem como, a China, pela primeira vez marcam presença oficial no salão.

A propósito da Reabilitação Urbana, o IHRU terá patente no SIL uma exposição com 36 projetos do programa ‘Reabilitar para Arrendar’. Este programa contemplou um fundo de 50 milhões de euros, proveniente do Banco Europeu de Investimento, para financiamento de intervenções de reabilitação urbana, em casas, equipamentos e espaços públicos.

Obras de reabilitação tendem a aumentar em Portugal

Segundo dados do INE, a reabilitação tem aumentado gradualmente a sua importância relativa no sector da construção. Em 2012 as regiões do Algarve e da Madeira destacaram-se com valores de 33,3% e 29,9% respetivamente. Em termos nacionais, 26,8% das obras concluídas em 2012 respeitavam a reabilitações, face a 25,9% em 2011, o que indicia uma saturação do mercado de novas habitações - concluíram-se no ano passado em Portugal, 14 713 construções novas para habitação familiar, número inferior em cerca de 4% ao de 2011 (15 329) - centrando-se agora as empresas de construção nos trabalhos de reabilitação do edificado.

Numa análise por finalidade das obras é possível concluir que as obras de Alteração, Ampliação e Reconstrução (por simplificação designadas por obras de reabilitação) têm um maior peso relativo nos destinos que são diferentes de Habitação. Foi nas obras destinadas ao Comércio que a reabilitação teve um maior peso no ano 2012: cerca de 48,7%. A Indústria apresenta também um peso considerável das obras de reabilitação, que correspondem a 38,9% do total deste tipo de obras concluídas em 2012. 

Sobre o SIL 2013

Organizado pela Fundação AIP, através da AIP – Feiras Congressos e Eventos a 16ª edição do SIL – Salão Imobiliário de Portugal regressa à FIL, no Parque das Nações entre os dias 9 e 13 de Outubro, afirmando-se enquanto plataforma privilegiada no apoio à internacionalização das empresas do sector da construção e do imobiliário, com mais de uma centena de expositores presentes.

Para além do programa de conferências, a atribuição dos prémios SIL do Imobiliário e das acções de formação para profissionais, a Bolsa de Arrendamentos e os Leilões Imobiliários são duas iniciativas que registam grande interesse por parte do público visitante. Na edição de 2013 do SIL a reabilitação urbana assume também destaque no salão enquanto fileira que permite, a nível interno, o fortalecimento do sector Imobiliário e da Construção em Portugal.

Em 2013 a Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, volta a realizar em simultâneo os salões INTERCASA/LxD, SIL, Auto Ocasião Premium e, pela primeira vez, o Festival Vintage, esperando com esta convergência acolher cerca de 40 mil visitantes entre profissionais e público.

A compra da entrada para o SIL permite o acesso à INTERCASA/LxD e ao Festival Vintage.

Para mais informações consulte http://www.imobiliario.fil.pt.

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.