16 dezembro 2013

Rendas descem mais lentamente


As rendas das casas em Portugal continuaram a descer este ano, mas mais lentamente do que em 2012.

Os dados são do Índice de Rendas Confidencial Imobiliário, que mostra que no 3º trimestre deste ano as rendas desceram 0,7% face ao mesmo período do ano passado.

Este valor representa uma recuperação face à variação homóloga registada no trimestre anterior, de -1%, e face à observada no 1º trimestre do ano, de -2,2%. Isto mostra que, ao longo de 2013, a evolução das rendas habitacionais tem vindo a reduzir a diferença face a 2012, mostrando alguma recuperação, ainda que a performance se mantenha em baixa.

Depois de uma recuperação trimestral para terreno positivo no 2º trimestre de 2013, depois de um crescimento das rendas de 0,8%, as rendas voltaram a descer no 3º trimestre face ao anterior, sendo que este índice dá conta de uma descida de 0,4% nas rendas, face ao trimestre anterior. Esta descida representa, no entanto, uma recuperação de 0,4% face à descida que se fez sentir no 1º trimestre de 2013.

Em Lisboa, o comportamento do índice foi semelhante, sendo que as rendas das casas desceram 0,3% no 3º trimestre de 2013, uma descida 1,4 pontos percentuais menos acentuada do que a verificada no 1º trimestre.

Houve também uma melhoria da variação homóloga em Lisboa, que no 1º trimestre era de -2,7%, e evoluiu para -1,9% no 2º semestre e para -1,3% no 3º. Isto mostra que, ao longo do ano, a descida tem vindo a atenuar-se.

Fonte: Público

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.