27 novembro 2013

Aumenta procura de armazéns e imobiliário de logística junto dos portos


O crescimento no comércio global está a contribuir para um aumento da procura de armazéns e imobiliário de logística junto aos portos marítimos na Europa, frisa o novo research da Jones Lang LaSalle (JLL).

O relatório "European Seaports: the growing logistics opportunity" sublinha que o facto de os padrões de comércio marítimo estarem a mudar - incluindo um aumento da dimensão dos navios porta-contentores e uma maior capacidade de carga dos contentores, além das mudanças nos canais de distribuição - está a estimular a procura de imóveis industriais e de logística localizados junto aos portos.

O fluxo global de contentores marítimos aumentou de 90 milhões TEU em 1990 para 590 milhões em 2012, num crescimento de 550%. O fluxo de contentores nos portos europeus deverá aumentar de 95 milhões TEU em 2012 para 150 milhões TEU até 2030, num crescimento de 50%. 

Este aumento da atividade dos contentores de transporte marítimo deverá exigir mais 20 a 30 milhões de m2 de instalações para distribuição até 2030, um aumento substancial de 40 a 60% face aos espaços de armazenagem existentes atualmente nas regiões que acolhem esses Portos, as quais registaram um fluxo anual de cerca de 500 mil TEU em 2012.

A dimensão dos navios porta-contentores continua a evoluir, estando atualmente em serviço navios com capacidade de 18 mil TEU. Estes navios de maior dimensão canalizarão o grosso das cargas para um número restrito de portos de referência, uma vez que apenas 20 Portos marítimos na Europa oferecem atualmente as acessibilidades náuticas necessárias e a capacidade de descarga que esses navios exigem. 

Alexandra Tornow, Research de Industrial & Logística, EMEA, da Jones Lang LaSalle, sublinha: "Há uma competitividade cada vez maior entre os Portos marítimos para atrair ou reter as empresas de navios ou os proprietários das cargas. 

Cada vez mais, a vantagem competitiva dos Portos é definida pelo acesso a navios de maior dimensão a par de uma conectividade multimodal com terra mais eficiente, permitindo uma armazenagem e distribuição da carga mais eficientes, além de um crescimento económico nas zonas diretamente ligadas aos portos".

Phil Marsden, Head de Industrial & Logística, EMEA, da Jones Lang LaSalle, disse: "A logística de apoio aos portos está cada vez mais na luz da ribalta, pois oferece benefícios significativos, incluindo custos de transportes mais reduzidos, tempos de entrega mas rápidos e um menor impacto ambiental, sobretudo porque exige deslocações viárias menores. 

O crescimento no transporte marítimo colocará pressão nos governos europeus, nos municípios locais e nos proprietários e operadores dos portos para disponibilizarem a capacidade e infraestruturas logísticas necessárias para suportar esta expansão. Os portos que disponibilizem, na zona próxima, uma oferta logística adequada para satisfazer a crescente procura para estes espaços estarão em melhor posição de serem bem sucedidos". 

Fonte: OJE

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