15 dezembro 2013

Arrende uma loja por um dia


Arrendar uma loja por um dia ou seis meses é um conceito que está a fazer sucesso nos 21 centros comerciais da Sonae Sierra. As 90 flash stores criadas até agora são talhadas para novos negócios.
A loja do Coração, um espaço dedicado à saúde cardiovascular, a cargo da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, está desde novembro de portas abertas no centro comercial Colombo, em Lisboa. A funcionar só até ao final deste mês, aqui fazem-se rastreios e partilha-se informação essencial que salva vidas. O carácter temporário do espaço faz dele uma flash store, conceito de retalho aplicado pela Sonae Sierra ao universo dos seus centros comerciais e que já atraiu 90 lojistas em apenas um ano e meio desde o seu lançamento. As flash stores assentam, essencialmente, no arrendamento de lojas durante um período curto, que pode variar entre um dia e seis meses, no máximo. Seja para divulgar um serviço ou para testar a recetividade de produtos no mercado. 


O conceito dá outra flexibilidade a quem quer dar-se a conhecer ao mercado sem se prender a contratos de arrendamento demasiado prolongados. Uma solução conveniente em tempos de crise e que permite aos lojistas arriscarem, sem medo de encargos adicionais, caso algo corra mal na sua aposta comercial. 


Para a Sonae Sierra - que tem uma taxa de ocupação média de 98% nos 21 centros comerciais que possui em portugal - fica a garantia de renovação da sua carteira de logistas. "O projeto nasce porque queremos manter sempre elevados os índices de inovação na nossa oferta comercial. Isto permite uma maior rotatividade dos lojistas e também a introdução de conceitos que habitualmente não vemos num espaço comercial", diz Paula Coelho, coordenadora de Ativação da Marca, na Sonae Sierra.

Dentro das flash stores existem várias modalidades: a Lab Store adequada ao lançamento de novas marcas, a Pop-Up Store criada para empresários interessados em testar nichos de mercado específicos, a Lounge Store vocacionada para produtos ou serviços que exigem interatividade com o consumidor (em que a componente de venda é muitas vezes inexistente) e a Coop Store para operadores que desejam partilhar o mesmo espaço com outros operadores.

Arriscar, mas pouco 

A Dope Lx, que comercializa vestuário, calçado e acessórios de criadores nacionais, é uma das mais recentes flash stores do Colombo, integrada na categoria das lab stores. Aberto há pouco mais de um mês, o estabelecimento tem um contrato de arrendamento por seis meses. Elaine Pereira, proprietária da Dope Lx, adaptou o espaço ao ambiente que pretendia - "a de um enorme closet que qualquer mulher adoraria ter em casa". 

Peças com as assinaturas de criadores nacionais corno Luis Onofre e Paulo Brandão, estão presentes nesta loja onde 80% dos produtos são made in Portugal (os restantes 20% vêm da Itália). Para Elaine Pereira, a solução da loja-relâmpago pareceu a indicada para a seu negócio e acabou por pesar na sua escolha de centros comerciais em Lisboa. Ainda com cinco meses à experiência pela frente, a empresária adianta que "o primeiro mês não poderia ter corrido melhor", por isso o mais provável é tornar-se uma loja permanente. "Mas é bom saber que existe esta opção para quem está a testar ainda o negócio", considera. 

A Panomania, loja que acolhe um mix de produtos entre vestuário, decoração e produtos de aromas de casa, já passou a fase da experimentação e é o que se pode chamar um caso de sucesso no âmbito das flash stores.

De portas abertas desde outubro do ano passado, passou pelo período experimental de seis meses. Findo esse período, e com a marca testada e comprovada junto do mercado, o casal Pedro e Júlia Faria avançou sem receios para um contrato de longa duração. "Para nós seria muito complicado arriscar para uma loja definitiva pois não tínhamos experiência em ambiente de centro comercial. Da gestão de pessoal à gestão de stock, tudo foi uma aprendizagem", conta Júlia Faria, que é proprietária de uma outra loja, mas de comércio de rua, no centro de Setúbal.

TIPOS DE LOJAS 
Lab store - Um modelo que testa em ambiente real um produto e é desenhado para as marcas que pretendem abrir uma loja mas que ainda têm alguma incerteza em relação ao seu desempenho.
Pop-up store - Criada para empresários interessados em testar nichos de mercado específicos, sendo a solução ideal para marcas que vendem produtos sazonais, coleções exclusivas ou pretendem usar este produto como um canal para escoamento de stocks.
Lounge store - É uma espécie de montra de produtos e serviços vocacionada para uma relação muito próxima com o consumidor, onde a venda é muitas vezes secundária ou inexistente.
Coop store - Modelo de loja cooperativa, em espaço partilhado entre lojistas, destinada a suporte inicial a pequenos negócios locais com forte componente de fabrico manual.

NOVO NEGÓCIO
  • A Sonae Sierrra começou em junho de 2012 com seis flash stores, hoje são cerca de 90.
  • Os preços das rendas são similares aos praticados para as lojas permanentes. Estes variam de shopping para shopping. A duração do contrato é que difere, sendo de seis anos para as lojas de longa duração.
Fonte: Expresso

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