Entre janeiro e junho de 2013 foram vendidas 24.552 casas a estrangeiros em Espanha, o que representa um aumento de 13,6% face ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com o Conselho Geral do Notariado de Espanha, citado pelo jornal Cinco Dias, mais de metade daquelas transações (53,8%) correspondeu a negócios efetuados por estrangeiros não residentes, que compraram 13.233 casas - um crescimento de 31,5% se comparado com o primeiro semestre de 2012.
De acordo com o Cinco Dias, desde 2008 que os estrangeiros não residentes em Espanha compravam mais casas que os que já lá vivem.
Entre os que mais compram casas no país vizinho destacam-se os ingleses (2.076 aquisições), os franceses (1.641) e os russos (com 1.338). Em qualquer dos casos as compras foram superiores às realizadas no primeiro semestre de 2012.
Recorde-se que uma das razões pelas quais Espanha está a atrair muito investimento estrangeiro para o setor da habitação, tem a ver com o facto de os preços das casas terem caído entre 40% a 50% nos último dois/três anos.
Espanha debate-se ainda com um grave problema de excesso de construção, que resultou de uma bolha especulativa anterior à atual crise económica e financeira, numa altura em que naquele país se construíam 600 mil casas por ano, mais do que o edificado em França, Alemanha e Reino Unido, juntos.
Fonte: Expresso
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.