21 fevereiro 2014

2013 marcado pelo regresso dos investidores internacionais


Embora ainda estejamos longe dos anos "áureos" do investimento imobiliário nacional, e talvez ainda demore algum tempo para que voltemos a ter volumes de investimento acima dos mil milhões de euros, 2013 foi certamente um ano de inversão, um ano em que o mercado retomou evidentemente a actividade. O volume de investimento em imóveis de rendimento ultrapassou os 300 milhões de euros em 2013, o que representa mais do dobro dos 128 milhões de euros registados em 2012.

Com as perspectivas de crescimento económico, começou a verificar-se logo no início de 2013 um interesse crescente por parte dos investidores, e foi sobretudo a partir do segundo semestre que o ambiente de negócios mudou. A retoma da economia na Europa em geral, teve também um papel importante nesta recuperação, mas a boa qualidade dos activos nacionais aliada ao ajustamento registado nos preços e à percepção de que estes atingiram o ponto mais baixo do ciclo, foram determinantes.

O peso do investimento estrangeiro aumentou de 45% em 2012 para 70% em 2013, o que reflecte o aumento da confiança na "saúde" financeira do nosso país. Esta situação levou a uma compressão das yields nos segmentos de escritórios, centros comerciais e comércio de rua.

Espera-se que em 2014 se mantenha a tendência crescente, com o aumento do volume de investimento e com yields gradualmente mais baixas.

Fonte: Ci

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.