Uma pesquisa económica da Standard & Poors antecipa que o mercado imobiliário residencial europeu pode estar no caminho da recuperação.
De acordo com o estudo, Portugal é um dos países que vai contribuir positivamente para esta orientação, com o Reino Unido a liderar esta tendência positiva.
Contudo, deveremos ser prudentes na gestão das expectativas, tendo em conta que a previsão de recuperação do PIB português é muito moderada para 2014. Esta tendência será principalmente condicionada pela contração do consumo privado, devido à pressão sobre as famílias, imposta pelas medidas de austeridade e pela taxa de desemprego a manter-se elevada.
Com a duração das medidas de austeridade a permanecerem incertas, as famílias têm um forte incentivo para manter um elevado nível de poupança, adiando assim para 2015 a real recuperação económica.
Neste contexto, o estudo prevê que o mercado imobiliário irá acelerar o processo de estabilização ao longo dos próximos dois anos. Porém, os aumentos de preços provavelmente não irão reflectir já em 2014 o impacto previsto do aumento das transações. Na Century 21 Portugal desde de Março de 2013 que temos registado uma consistente subida do número de transações mediadas pela nossa rede e um aumento do valor médio dos imóveis transaccionados, o que confirma as conclusões deste estudo.
O estudo antecipa um maior dinamismo do mercado imobiliário, que deverá ser encarado pelos operadores de mercado com ponderação e rigor na sua atuação diária.
Este é, sem dúvida, um excelente momento para investir no mercado imobiliário.
Por Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal
Fonte: Blog Century 21 Portugal
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.