02 fevereiro 2014

Portugal só vende se for promovido


Portugal só vende se for promovido
Mathieu Verwilghen, CEO da Century 21 do Benelux, revela que os belgas estão a comprar imobiliário em Espanha e não em Portugal, por não conhecerem as potencialidades que o país apresenta.
A diferença entre Portugal e Espanha na altura de atrair investimento para o sector imobiliário está no marketing. Mathieu Verwilghen, presidente da rede imobiliária Century 21 no Benelux, é quem o afirma. Na sua opinião, o país vizinho aposta forte na sua promoção fora de portas e os belgas estão a responder à chamada, comprando casas.

Quanto a Portugal desconhecem as potencialidades que o pais apresenta e conhecem apenas o Algarve. Mathieu Verwilghen veio a Portugal para participar na convenção anual da Century 21, evento que reuniu entre ontem e hoje, no Estoril, representantes da rede de vários países de dentro e fora da Europa. Olhando para o território onde opera, o responsável conta que "os belgas investem muito em imobiliário em Espanha por causa da crise, é mais barato, é de fácil acesso, por exemplo de carro, e a costa é grande.

Quando se fala de Portugal conhecem apenas o Algarve e apesar de também comprarem aí, investem mais em Espanha". Acredita que Portugal tem atrativos como o bom tempo, a sua história e natureza para atrair investimento, o que falta é promoção, ao contrário do país vizinho que aposta forte nesta área. "Há dinheiro na Bélgica para aplicar em imobiliário e apetência por investir no estrangeiro. Se Portugal se promover encontrará aqui mercado", finaliza Mathieu Verwilghen.

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Para Ricardo Sousa, presidente da Century 21 Portugal, tem de existir um esforço coordenado dos vários agentes económicos e também do Governo português para promover o imobiliário e o pais no estrangeiro. "Espanha é uma marca mais forte e estabelecida internacionalmente com mais capacidade de atrair o investidor internacional", comenta. A concessão do mercado espanhol, por parte da rede, está atribuída à equipa de administração da Century Portugal. A estratégia de Ricardo Sousa é oferecer uma solução ibérica. Ou seja, mostrar os dois países a quem quer comprar. "Aproveitando a âncora de Espanha queremos promover soluções ibéricas e mostrar opções dentro dos dois países", explica o administrador da Centruy 21 Portugal. 

A aposta nos mercados internacionais é um dos vetores que a rede quer explorar em 2014. Uma vertente que começou já com esta convenção anual que trouxe ao Estoril representantes de países como os Estados Unidos da América, México, França, Benelux, Rússia, entre outros. A ideia é promover o imobiliário português e para isso a mediadora convidou países que são potenciais compradores para estarem presentes na convenção, criando sinergias com eles. 

Expo versus Barcelona

Ainda numa comparação entre Portugal e Espanha, Ricardo Sousa considera que o canto luso conta com algumas vantagens, nomeadamente o facto dos vistos dourados já estarem bem definidos e em pleno funcionamento e os benefícios fiscais atribuídos aos residentes não habituais. Numa altura em que os chineses estão a ser atraídos pelos vistos gold, revela que "os vistos espanhóis vão ser uma forte concorrência aos portugueses e os chineses têm uma a 'obsessão' por Barcelona como tiveram aqui pela Expo". 

A convenção anual serve de balanço para a rede em Portugal. Em 2013, a Century 21 realizou mais de 5.200 transações de venda de imóveis que levaram a um aumento de 6% comparativamente com as 4.900 transações registadas no ano anterior. O volume de negócios mediados na venda de imóveis atingiu os €286 milhões, uma subida de 14,4% face aos €250 milhões de 2012. E o arrendamento atingiu 49% das transações. 

No território nacional registam-se mudanças no mercado imobiliário. Segundo Ricardo Sousa, o arrendamento é já uma realidade em todo o país e o perfil do comprador é muito heterogéneo. "Há um cliente novo, com idades mais elevadas, entre 55 a 65 anos, que está a comprar imobiliário a pronto numa ótica de investimento, a maioria para colocar as casas no mercado de arrendamento", salienta. Depois de um bom ano de negócios a Century 21 Portugal quer em 2014 apostar mais nos mercados internacionais, no segmento de luxo e no imobiliário não residencial.

O que disseram 

"Há dinheiro na Bélgica para aplicar em imobiliário e apetência por investir no estrangeiro. Se Portugal se promover encontra aqui mercado
Mathieu Verwilghen CE0 da Century 21 Benelux
"Aproveitando a âncora de Espanha queremos promover soluções ibéricas e mostrar opções dentro dos dois países"
Ricardo Sousa CEO da Century 21 Portugal

Fonte: Expresso

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