19 fevereiro 2014

CBRE está apostada na gestão de imóveis em escritórios e centros comerciais


A gestão de escritórios de centros comerciais é uma das apostas da consultora CBRE para este ano, refere Francisco Horta e Costa, o diretor-geral da empresa. O mercado de arrendamento de escritórios não deverá ter grande evolução, refere o gestor.
O nível de atividade verificado no segundo semestre de 2013 permite-nos encarar 2014 com otimismo, dado o fluxo de negócios entretanto gerado e que deveremos concluir no primeiro semestre deste ano”, refere Francisco Horta e Costa, o responsável da CBRE para Portugal. 

Estes negócios envolvem principalmente a venda de vários imóveis na cidade de Lisboa para rendimento ou reabilitação e promoção, e totalizam cerca de 100 milhões euros. Os compradores são quase todos estrangeiros, oriundos de países como os EUA, China, Brasil e Suíça. É de salientar a entrada de capital chinês, não só devido aos Golden Visa, mas também à entrada no nosso mercado de grandes empresas chinesas como a China Three Gorges e a Fosun, acompanhadas de bancos chineses e que ajudaram à abertura deste mercado”. ”Estamos também entusiasmados com a nossa área de Property & Asset Management, onde esperamos ganhar mandatos de gestão de imóveis de grande dimensão, quer em escritórios, quer em centros comerciais, relançando definitivamente esta nossa área de negócio. Não prevemos que o mercado de arrendamento de escritórios registe grandes melhorias, dado que este mercado demora a refletir o crescimento verificado na economia”.

“De uma forma geral, sentimos que os níveis de confiança são agora mais elevados, mas é preciso gerir este otimismo com moderação, dado que a nossa economia ainda apresenta fragilidades que vão demorar tempo a debelar”, conclui.

Francisco Horta e Costa comenta, sobre a evolução da empresa no ano passado: “Mantivemos um nível de faturação muito elevado em áreas como a agência de retail ou as avaliações, o que demonstra bem a confiança que os nossos clientes continuam a depositar na equipa da CBRE. Assessorámos transações de investimento importantes, como a plataforma de logística da Chronopost no Norte, assim como vendemos vários ativos para reabilitação no centro de Lisboa, um dos quais na Avenida da Liberdade”.

No ano passado, a empresa deu um novo impulso a duas áreas estratégicas do nosso negócio, o Property & Asset Management e o Building Consultancy, com o objetivo de aumentar nossa faturação nas áreas não transacionais, e que já estão a dar resultados, sendo disso exemplo o facto de um grande investidor alemão (a Deka Immobilien) ter confiado a gestão de um centro comercial em Torres Novas, o TorreShopping, à CBRE.

A área de negócios de Capital Markets, dedicada à assessoria na compra e venda de imóveis de rendimento, atuou na venda de diversos ativos como a plataforma logística da Chronopost (considerado o negócio mais importante do ano no setor Industrial & Logística) e a transação de dois escritórios na zona prime de Lisboa com investidores privados, um proveniente da China e outro do Brasil.

A área de negócio de Development, que se dedica à venda de terrenos e edifícios para reabilitação, registou, em 2013, uma subida na faturação de 22%, tendo vendido, entre outros, um edifício na Avenida da Liberdade destinado à construção de um hotel, bem como um edifício na Rua da Prata e de outro na Rua do Carmo, ambos para reabilitação residencial, a um fundo nacional e a um investidor brasileiro, respetivamente.

O retail foi uma das áreas de negócio da CBRE com faturação mais significativa, tendo registado um crescimento de 9% relativamente ao ano anterior. É de salientar a intervenção da CBRE em transações como a venda das instalações do supermercado do El Corte Inglés no Restelo (Supercor), o arrendamento de 6000 m2 em Portimão ao Continente, e os arrendamentos das lojas da Rimowa e Torres Joalheiros na Avenida da Liberdade. O departamento de retail foi ainda responsável pelo arrendamento das lojas das Havaianas e Stradivarius no Chiado e da Massimo Dutti no Funchal. Os negócios concretizados no comércio de rua representaram 58% da faturação deste departamento, sendo os restantes formatos responsáveis pelos remanescentes 42%.

A agência de escritórios concluiu várias transações relevantes, tais como a representação da Oracle na renegociação das condições comerciais e contratuais no Lagoas Park, da Towers Watson no arrendamento de 1200 m2 no edifício Liberdade 245 e da Glen, no arrendamento de 1900 m2 no edifício Duarte Pacheco 7 a uma empresa do setor financeiro.

Atualmente, esta equipa tem a seu cargo a comercialização em exclusivo e co-exclusivo de cerca de 40 000 m2 de escritórios, incluindo a Torre Ocidente (junto ao Centro Comercial Colombo), o edifício Liberdade 252, o edifício Liberdade 249 e o D. Diniz Offices & Services, na Quinta da Fonte.

O departamento de agência Industrial e Logística teve o maior destaque em 2013, com um crescimento da faturação de 136% face ao período homólogo e a colocação de uma área de aproximadamente 25 000 m2. Das principais transações destacam-se a colocação da espanhola Coviran em Mem-Martins com 9800 m2, a colocação da Trucking no Centro de Distribuição de Alverca, com 4600 m2, e da Jerónimo Martins, com 4350 m2, no Centro Empresarial do Freixieiro.

De referir, a venda da antiga sede da multinacional alemã BASF em Cabra Figa, com cerca de 2200 m2 de área de construção, a uma empresa nacional do setor industrial e o grande envolvimento deste departamento, na venda da plataforma logística da Chronopost, com 8200 m2, a um fundo imobiliário nacional.

O departamento de Avaliações estabeleceu, no ano passado, um novo recorde em termos de faturação e volume de trabalho, tendo avaliado cerca de 4000 imóveis, num valor total de cerca de 12 000 milhões de euros.

A equipa de Building Consultancy (Arquitetura e Project Management) também obteve um crescimento muito relevante com uma subida de 88% comparativamente a 2012, tendo como principais projetos, uma Due Diligence técnica das instalações da Werfen, bem como, trabalhos de Project Management para empresas como a farmacêutica Lilly, a empresa de recursos humanos Towers Watson, a NOV (National Oilwell Varco) e a Explorer Investments.

A área de negócio de Property & Asset Management (Gestão de Ativos Imobiliários), uma grande aposta da CBRE, manteve os seus projetos de gestão, dos quais se destacam o edifício Neopark e alguns edifícios do Arquiparque, e ganhou a instrução de Gestão do Centro Comercial TorreShopping, propriedade do fundo alemão DEKA Immobilien, com efeitos a partir do dia 1 de janeiro de 2014.

A área de negócio de Research e Consultoria esteve muito focada em estudos de consultoria de projetos em Angola e prestou diversos serviços de Asset Management a proprietários nacionais.

Fonte: OJE

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