02 fevereiro 2014

Prestação da casa com maior aumento em ano e meio


As famílias que aguardavam por fevereiro para fazer a reavaliação do seu crédito à habitação, não podiam ter notícias mais desanimadoras: a revisão dos juros irá ditar uma nova subida, desta vez, de quase 1%. Será o maior agravamento em ano e meio. 
Segundo os dados facultados pela DECO, em fevereiro, as famílias com um crédito indexado à Euribor a seis meses vão contar com uma subida de 0,8% nos juros; já os que contam com uma taxa a três meses verão os juros a subirem para os 0,9%. 

Assim, para um crédito à habitação de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e com um spread de 1%, a prestação cresce 4,27 euros, para 510,23 euros. No caso de um empréstimo do mesmo montante, mas pedido uns anos mais tarde, ou seja com um spread mais elevado (3%), o aumento será de 4,98 euros, para os 664,89 euros. 

Quanto aos créditos com valor e prazo iguais, mas indexados à Euribor a três meses, a prestação vai aumentar 4,65 euros face à última revisão em novembro para 502,84 euros, isto com um spread a 1%. 

Os meses de revisão do valor a pagar ao banco têm aumentado consecutivamente. No caso dos empréstimos à habitação indexados à Euribor a seis meses, fevereiro representa a quinta subida da prestação a pagar ao banco. No que toca aos contratos cuja referência é a Euribor a três meses, o aumento acontece pelo segundo mês consecutivo. 

O BCE desceu a taxa de juro de referência, mas nem isso está a ajudar as famílias. Atualmente, qualquer dos principais indexantes está longe dos 0,25% do BCE: a Euribor a três meses está nos 0,3% e a seis meses nos 0,4%. 

Fonte: Dinheiro Vivo

0 comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.