Um novo empreendimento turístico poderá nascer dos edifícios abandonados na escarpa da Serra do Pilar, em Gaia, estando a ser preparada a declaração de interesse público da obra orçada em cerca de 125 mil euros.
O projeto visa requalificar e ampliar construções já existentes na Rua Cabo Simão, freguesia de Santa Marinha, e a sua reconversão em empreendimento turístico de alojamento local.
O empreendimento terá capacidade para sete unidades de alojamento, distribuídas por dois pisos organizados em socalco, e apresenta uma área total de construção de 454 mil metros quadrados.
A este empreendimento turístico junta-se uma unidade hoteleira de quatro estrelas como resultado da reabilitação dos armazéns e edifício do Casino da Ponte e das antigas ruínas e construções da antiga Fábrica de Cerâmica do Senhor do Além, localizadas na escarpa.
Em análise, a Gaiurb - Urbanismo e Habitação defende ser esta uma "mais-valia significativa para o desenvolvimento e enriquecimento do concelho, quer a nível económico, quer ao nível social, através da captação do turismo e criação de novos postos de trabalho".
"Reabilita também um conjunto edificado relevante na paisagem urbana e margem ribeirinha, impulsionando assim e também a recuperação e reconversão urbanística desta mesma corda ribeirinha, e 'cartão-de-visita' do Centro Histórico de Gaia, acrescenta o documento, a que a Lusa teve acesso.
O pedido de declaração de interesse público será apreciado na reunião de câmara da próxima segunda-feira.
Fonte: JN / Foto: JOSÉ CARMO / GLOBAL IMAGENS
0 comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo seu comentário.